Home / Política

POLÍTICA

Senado homenageia Iris pela sua história

O Senado Federal aprovou, terça-feira (9) voto de pesar pela morte do ex-governador de Goiás, ex-prefeito de Goiânia e ex-senador, Iris Machado. O corpo do político foi sepultado esta noite no cemitério Santana, em Goiânia.

O requerimento para homenagem de pesar partiu do senador Vanderlan Cardoso (PSD). “Vivemos dias muito tristes no Estado de Goiás. Nós goianos ainda nem nos refizemos da perda da cantora, instrumentista e compositora Marília Mendonça e tivermos mais uma grande perda. O ex-ministro, ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende Machado nos deixou na madrugada desta terça, 09 de novembro”, justificou no documento.

O vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), pediu um instante na sessão para prestar solidariedade à família de Iris. “Transmitir sinceramente as nossas condolências às senhoras e aos senhores familiares e a todo o povo de Goiás, que perde, neste momento, a figura de um grande homem público”.

O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também se manifestou: “Iris Rezende deixa como legado ter melhorado a vida das pessoas, sempre por meio da democracia e do diálogo. Nossas condolências a Dona Iris (viúva do emedebista), familiares, amigos e ao povo goiano.”

Sarney e Iris
O ex-presidente da República, José Sarney, que foi quem nomeou Iris Rezende para o Ministério da Agricultura, em nota, lembrou da atuação do goiano na pasta. “No Ministério da Agricultura, foi o responsável pela sua modernização, e a partir de sua investidura o ministério passou a ser outro. Deu apoio expressivo à Embrapa e naquela época, foi o responsável pela maior safra agrícola que o Brasil passou a ter. Desde então não parou”, destacou Sarney, que acrescentou: “Trabalhamos juntos pelo Brasil e dele guardo o grande espírito público e o homem de Estado que foi.”

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também homenageou o goiano: “Exemplo de carreira política digna, defendendo a democracia e o desenvolvimento do Brasil.”

O também presidenciável Ciro Gomes (PDT) se manifestou no Twitter: “Lamento muito o falecimento de Iris Rezende. Fomos colegas governadores, ele em Goiás, eu no Ceará. Tinha um grande espírito público e um amor verdadeiro ao Brasil e, especialmente, ao povo goiano.” E ainda: “Foi deputado, prefeito, governador e ministro. Viabilizou grandes obras, ajudou a consolidar o Plano Real e nunca foi processado por roubalheira.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias