Política & Justiça

Premiação honra legado de Iris

Gestores municipais concedem prêmio para Ronaldo Caiado em evento organizado pela FGM. Honraria celebra legado de Iris Rezende

diario da manha
Ronaldo lançou programa para apoiar prefeituras a implantar compliance público: gestor recebe prêmio de Ana Paula

O governador Ronaldo Caiado foi homenageado, na quarta-feira (08/12), com o Prêmio Iris Rezende Machado, durante o encerramento do Encontro Estadual de Gestores Municipais, organizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM), com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), no espaço de eventos Master Hall, em Goiânia.

A honraria do Mérito Municipalista da FGM leva o nome do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, que faleceu em 9 de novembro deste ano, após complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Na solenidade, o chefe do Executivo goiano ainda lançou o Programa de Compliance Público Municipal (PCM).

“Iris dedicou toda a sua vida para fazer boa política. É um homem que projetou Goiás com sua gestão. Governar é trabalhar para alavancar aquilo que a sociedade deseja”, disse o governador ao receber o prêmio.

Responsável por entregar o troféu, a filha de Iris, Ana Paula Rezende, expressou seu sentimento pelo reconhecimento ao legado político e de vida do pai e, também, de Caiado. “Ao criar esse troféu, a FGM justificou como uma homenagem para a maior figura pública do Estado. Me sinto muito honrada, emocionada e confortável em saber de uma vida inteira reconhecida, hoje, em prol do Estado. Isso me deixa muito feliz”.

“Digo que fico emocionada duplamente: pelo nome do troféu e por poder entregar nas mãos do governador Ronaldo Caiado. Para mim, é motivo de orgulho”, completou Ana Paula Rezende.

Compliance
O objetivo do PCM é ajudar as prefeituras a estabelecerem um conjunto de procedimentos e estruturas que assegurem a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas, fomentando a ética, a transparência e a gestão de riscos nas administrações. O Governo de Goiás, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), vai selecionar 40 cidades goianas para ajudar na implementação e execução do Programa.

“Quando o governo aplica bem o dinheiro, as pessoas sentem a diferença e a presença do Estado. Não se governa sozinho”, disse Caiado. Tenho idade para ter aprendido isso e colocado em prática. Governo com prefeitos, prefeitas, vereadores, vereadoras, presidentes. Nós, graças às parcerias, conseguimos avançar e muito. Elas têm sido o sucesso do nosso governo”, frisou, sobre o trabalho junto aos Executivos municipais e aos Poderes constituídos. “Por unanimidade, o Conselho Deliberativo da FGM escolheu o nosso governador Ronaldo Caiado para ser premiado neste ano por ser um parceiro efetivo e decisivo em favor dos municípios do estado de Goiás”, salientou o presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves.

Federação Goiana de Municípios (FGM) organizou evento para que prefeituras possam aprimorar suas ações de controle

Comentários