Home / Política

POLÍTICA

Projeto coloca Academia de Letras mais perto dos leitores

A literatura goiana ao alcance do povo. Isso mesmo. Agora, a história, as obras e as curiosidades sobre a vida dos escritores, membros da Academia Goiana de Letras (AGL), podem conferidas por meio de vídeos, divulgados no canal do YouTube da instituição. A iniciativa é do projeto Fortalecimento das Letras, com foco na procura, na busca de novos leitores. O projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento à Literatura 10/2018, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. ‘O objetivo é fortalecer a cultura, a literatura e a Língua Portuguesa’, lembra o presidente da AGL, Ubirajara Galli, que entrevistou os escritores Miguel Jorge e Bariani Ortêncio sobre o processo de criação. Os entrevistados leram textos e, também, declamaram trechos de suas obras durante o projeto. Na série de vídeos, a poeta Lêda Selma discorreu sobre a origem, a história e a importância da Língua Portuguesa e destacou a tradição da Academia Goiana de Letras na vida cultural de Goiás. Os escritores Delermando Vieira, Maria Helena Chein e Maria de Fátima Gonçalves Lima atuaram em ‘performatização’ de textos e declamação de poemas. A execução técnica dos vídeos ficou por conta do escritor Ademir Luiz, presidente da União Brasileira de Escritores de Goiás/UBE, entidade parceira da Academia Goiana de Letras (AGL).

Café da Manhã

Orçamento
Para o deputado federal Célio Moura (ele é do PT, do Tocantins, foto), o ‘Orçamento Secreto é a compra de voto, a corrupção do Toma lá, dá cá.
É a cara de um desgoverno que entregou os cofres públicos ao apetite do Centrão, enquanto 19 milhões de brasileiros passam fome’.

Perigo
No Brasil, a variante Ômicron, do Coronavírus, já foi detectada em pelo menos três pacientes. E se houver Carnaval, a quantidade, não é nem de se imaginar!

Bloqueio
Os EUA não estão para brincadeira. Já fecham as suas fronteiras para a nova variante do Coronga.

Mais um
O matador goiano, em série, Wanderson Protácio, está sendo procurado com o mesmo empenho que foi caçado o spree killer Lázaro. Até ganhou um apelido da imprensa nacional: ‘O novo Lázaro de Goiás’.

Desdecoração
Pode?! O clima de Natal não contagiou Goiânia. Há pouco mais de 20 dias da data comemorativa do nascimento de Jesus, pouca decoração em bairros da periferia e na região Central, menos ainda.

Aviação
Acontece em Goiânia a primeira edição do Aviation XP, evento que debate os principais temas que envolvem a aviação geral no Centro-Oeste. Quem participa do encontro é o Polo Aeronáutico Antares.

Privado
O evento privado é linkado à aviação executiva, manutenção de aeronaves, operações de logística e para fabricantes de motores e componentes de aviões de grande porte. Organizado pela G2C Events, o Aviation XP acontece no Aeródromo Nacional de Aviação SBNV, Hangar Oton Parts, no Setor Novo Planalto.

Carestia
O preço da gasolina em Goiânia tem dado um certo recuo, mas o álcool produzido aqui, não!

Marco regulatório para as ferrovias
O deputado federal Vitor Hugo realizou na última segunda-feira a audiência pública ‘Novo Marco Regulatório das Ferrovias’, em Anápolis. O encontro aconteceu na Universidade Evangélica de Goiás. No registro, o parlamentar, a presidenta da ONG Give Hope Brasil, Belkiss Lucas, e, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas. O evento contou com várias autoridades, entre elas, o secretário-geral da governadoria, Adriano da Rocha Lima, e o vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido da Silva.

Live discute a função do aprendizado
A Júnior Achievement Goiás, em parceria com o Projeto Luz Solidária Enel, realiza amanhã a live ‘Aprender Pra Quê?’, destinada a alunos da rede pública, do 9° ano ao Ensino Médio. Os interessados devem se inscrever no link na bio do Instagram @jagoias até hoje. O programa é 100% online e gratuito e objetiva mostrar ‘a importância do aprendizado ao longo da vida e o papel da escola nesse processo’. Os módulos vão abordar autoconhecimento e reconhecimento dos próprios talentos, além das múltiplas formas de inteligência e aprendizado. O fim do ciclo trata de temas como Planejamento de Carreira e Educação Financeira.

No registro, o pastor, professor e poeta Giovani Ribeiro Alves, sendo homenageado pelo Dia do Teólogo, proposta da vereadora Léia Klébia. Com os dois na foto, também, o pastor Samuel César, vice-presidente da Assembleia de Deus de Campinas.

Notícia boa que vem do portal de notícias, de circulação nacional, G1: ‘Estudo diz que alimentar cães uma vez ao dia pode ser chave para envelhecimento saudável’. Então, não deixe de praticar sua boa ação. Afinal, plantou o bem, colhe o bem!

Os especuladores chegaram, também, até a pamonha goiana, que chega a ser vendida por mais de R$ 15. A pergunta é: pode?! Ao consumidor guloso resta o boicote no seu consumo!

’Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.’ - Colossenses 2:6-7

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias