Home / Política

POLÍTICA

Caiado foca na gestão e oposição busca um blocão

Nesta primeira quinzena de janeiro surgiu o primeiro movimento que dá a entender uma tentativa de união de forças da oposição em Goiás. O maior foco do grupo é derrotar o governador Ronaldo Caiado em outubro deste ano e, para confrontar a boa aprovação do governo estadual, cúpulas de direita e esquerda podem convergir já no primeiro turno em um protocolo estratégico (em uma espécie de acordo de cavaleiros nos programas de TV e rádio). Tucanos, petistas e alguns integrantes de partidos da direita goiana estão se reunindo para discutir estratégias de dissuasão da campanha goiana do ambiente nacional. No entanto, desvincular a política estadual do embate que teremos em nível federal não será fácil, mas, o assunto é prioridade. Enquanto isso, o governador Ronaldo Caiado, que manteve como prioridade a agenda administrativa durante as duas primeiras semanas do ano, vai se reunir com partidos, prefeitos e deputados, cujo apoio vem conquistando ao longo do mandato. No caso dos prefeitos e deputados, Caiado ganhou pontos importantíssimos com a regularidade de repasses, principalmente, na saúde e educação, o que propiciou a aproximação de muitos gestores à base governista. Líder nas pesquisas para reeleição, o atual governador tem evitado embates pré-eleitorais de olho nas alianças que serão formadas até junho. Para os articulistas do Palácio, é bem possível que a formação da chapa de oposição traga para a base governista algumas lideranças descontentes com a escolha de alguns coordenadores políticos, algo natural em uma eleição com pouquíssimos espaços na chapa majoritária como a atual. Neste caso, a chapa governista é mais interessante pela perspectiva de atuação política.

Fio Direto

Recuperação
Após internação por uma semana, em São Paulo, para tratar uma infecção da próstata, o governador Ronaldo Caiado (DEM) retoma a agenda de trabalho, esta semana, de olho nas eleições de outubro.

Injeção de ânimo
Caiado vai reunir os presidentes dos 12 partidos que irão integrar a aliança de apoio à sua campanha pela reeleição para discutir estratégias, organização e nomes para a disputa proporcional (deputado federal e estadual).

É de Morrinhos
Ex-vereador e suplente de deputado estadual, o advogado Maycllyn Carreiro (PRTB) já percorreu dezenas de cidades atendendo pedidos de agendas políticas. Tido como articulador hábil, tem chamado atenção de lideranças do interior por abrir portas na capital.

Surpresa
Depois de conquistar o apoio do Podemos, o prefeito Gustavo Mendanha surpreende ao descartar filiação ao partido de Renata Abreu e de Sergio Moro.

No radar
Gustavo Mendanha deve ser recebido pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira, para bater o martelo sobre filiação ao Progressistas ou ao PL.

Correria
Dirigentes partidários e parlamentares se movimentam para firmar federação e definir o troca-troca de legendas previsto para final de março e início de abril, além de escolha de chapas para deputado federal e estadual.

Selma Bastos
Depois de duas décadas, a Cidade de Goiás poderá eleger uma representante para a Assembleia Legislativa. A ex-prefeita, Selma, atualmente na Sub-secretaria de Estado da Educação, tem sido convidada a disputar um mandato como deputada.

Selma Bastos II
Prefeita por dois mandatos pelo PT (2013 - 2020) - hoje está sem partido - é considerada uma política moderada e de muito diálogo. A última vez que a Cidade de Goiás elegeu um deputado nativo foi em 1998.

Pesou!
A forte influência do Bolsonarismo nas pesquisas de opinião estão pesando na decisão de Gustavo Mendanha para definir sua ida ao PL da deputada Magda Mofatto.

No páreo
Apoiadores do deputado Vitor Hugo, que é pré-candidato ao governo de Goiás, afirmam que após o processo de recuperação da covid, o político retomará sua agenda como candidato oficial do presidente Bolsonaro no estado.

Nova sede
O presidente Lissauer Vieira (PSB) assegura que a primeira sessão plenária da Assembleia Legislativa do ano – 15 de fevereiro – vai ocorrer na nova sede, no Parque Lozandes, ao lado do Paço Municipal, em Goiânia.

Nelto: “Fui apunhalado pelas costas pela Renata"
Afastado da presidência do Podemos de Goiás sem sequer ser avisado, o deputado federal José Nelto (foto) não esconde seu ressentimento e está de malas prontas para deixar o partido. O destino do parlamentar deve ser o PSD de Vilmar Rocha, com filiação até 2 de abril. Os 14 prefeitos do Podemos também deverão deixar o partido, ingressando no União Brasil ou PSD.

Linha cruzada

Apesar das enormes dificuldades em fiscalizar a disseminação de Fake News no Whatsapp, o TSE estará de olho na rede.

Resolução 23.671 de 14 de dezembro de 2021 promete multas e penas relevantes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias