Home / Política

POLÍTICA

Alego retoma sessões apenas em 3 de março

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), prorrogou em 16 dias o recesso parlamentar dos deputados estaduais. O regimento interno da Casa determina o retorno dos trabalhos em 15 de fevereiro, mas o Ato da Mesa, assinado na terça-feira (1º), convoca a primeira sessão ordinária para dia 3 de março.

A prorrogação tem como justificativa o atraso na entrega da obra da nova sede da Assembleia, no Parque Lozandes. A chamada entrega provisória da obra deveria ter sido feita em janeiro, o que foi impedido pelo aumento das chuvas entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, além do crescimento de casos de Covid-19 e gripe entre os funcionários da Construtora JL, responsável pela construção.

Lissauer diz que a empresa chegou a ter o desfalque, por atestados, de 52 funcionários na semana passada. “Todos os gabinetes (dos deputados) estão prontos e já sendo mudados (da antiga sede), menos os oito da mesa diretora, que não ficaram prontos. Questão de obra civil. Não vou abrir o ano legislativo sem estarem todos prontos.”

Questionado sobre se não seria possível fazer as sessões de maneira remota — a Assembleia tem feito sessões remotas ou híbridas desde 2020 —, o presidente afirma que, se precisar, serão feitas sessões neste formato. “Pode, mas não há nenhuma matéria que seja de urgência. Se tiver algo, vamos fazer. Mas também podemos repor essas sessões dentro de março, se for necessário.”

A mudança para a nova sede é feita de forma gradual. Em 25 de fevereiro será liberado o funcionamento dos gabinetes faltantes dos deputados. O plenário já está praticamente pronto, o que permite a realização da sessão no dia 3 de março.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias