Home / Política

POLÍTICA

Câmara de Goiânia homenageia mulheres de destaque em Goiás

A Câmara Municipal de Goiânia realiza nesta terça-feira (8), em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, Sessão Solene de Outorga da Comenda Consuelo Nasser, às 10 horas, no Plenário. A proposta é das vereadoras Aava Santiago, Gabriela Rodart, Léia Klebia, Lucíola do Recanto e Sabrina Garcêz. Serão homenageadas a professora Alessandra de Fátima Camargo Godoi, a jornalista Cileide Alves Cunha, Hulda Lopes de Freitas e Priscilla Cesar Carmo.

Vereadora pelo PSD, Sabrina Garcez lembra que, nos últimos anos, o Brasil registrou milhões de mulheres a menos na força de trabalho, cortes de políticas públicas, recordes de mortes em decorrência da Covid-19 e aumento da violência contra a mulher. Segundo ela, a luta da mulheres contra os retrocessos, por direitos e conquistas é diária. "Por isso, sempre que uma mulher se destaca na sociedade é motivo de muita alegria para todas nós", afirma Sabrina Garcez.

Esse é o caso da homenageada da vereadora, a professora da rede estadual de educação de Goiás, Alessandra de Fátima Camargo Godoi, que foi vencedora da primeira edição do prêmio "Educação Financeira Transforma", do Instituto XP, na categoria Professor. Alessandra foi selecionada por uma banca de 13 jurados notáveis e eleita em votação que mobilizou 120 mil pessoas. Ela luta para difundir a importância do conceito de Educação Financeira no Pais e acredita que a partir da escola se pode transformar a vida de todos para uma sociedade financeiramente mais bem educada. "

Comenda Consuelo Nasser
Consuelo Nasser foi jornalista, advogada feminista e fundadora do Centro de Valorização da Mulher (Cevam). A comenda que leva o seu nome foi criada em 10 de maio de 2004, proposta pelo então vereador Euler Ivo, e depois resgatada pela vereadora Tatiana Lemos, em 2009, com o objetivo de condecorar mulheres que lutam na defesa dos direitos humanos e contra a violência doméstica. Aprovada em 2012, a honraria é concedida pela Câmara Municipal de Goiânia desde 2015.

A honraria, depois de nove anos tramitando na Câmara Municipal de Goiânia, foi aprovada no final de fevereiro de 2012, depois de grande pressão da bancada feminina, composta pelas vereadoras Tatiana Lemos (PCdoB), Dra. Cristina Lopes (PSDB), Célia Valadão (PMDB) e Cida Garcêz (PV). Para que 2013 fizesse parte do calendário honorífico, o Legislativo goianiense compôs o Título Mulher Destaque Consuelo Nasser, entregue por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias