Home / Política

POLÍTICA

CNJ designa TCE para elaborar mapas nacionais sobre primeira infância

Em reunião realizada nesta quarta-feira (23), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) foi escolhido para elaborar gráficos e mapas com demonstrativos dos indicadores de cada um dos 5.570 municípios brasileiros, dos Estados e do Distrito Federal a respeito da primeira infância.

A escolha foi sugerida pelo conselheiro do CNJ Richard Kim, que preside o Fórum Nacional da Infância e da Juventude, após a apresentação feita pelo conselheiro Edson Ferrari, presidente do TCE-GO e do Comitê Nacional de Avaliação do Pacto pela Primeira Infância, sobre o quadro preocupante vivido no Brasil por considerável parcela das gestantes brasileiras e seus filhos de zero a seis anos de idade.

São gestantes, mães e crianças em grande número padecendo sem comida, sem água tratada e sem assistência médica nos diferentes rincões do País, assinalou o conselheiro Ferrari. “A pandemia ampliou a legião de pessoas ou famílias inteiras implorando diariamente por comida ou qualquer tipo de ajuda à beira das rodovias, em semáforos ou vagando pelas ruas”, aduzindo que o próprio Ministério da Saúde apresenta indicadores alarmantes sobre acesso aos serviços de saúde, saneamento básico, baixos índices de cobertura vacinal e desnutrição afetando crianças de até seis anos, o que compromete a expectativa de vida e o desenvolvimento saudável da pessoa e até de seus descendentes.

Richard Kim agendou a participação do conselheiro Edson Ferrari no encontro nacional do Pacto, que será realizado em Brasília, dias 28 e 29 de abril.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias