Home / Política

POLÍTICA

Mendanha confirma renúncia e define partido em 30 de março

Com o prazo-limite – 2 de abril – se aproximando, o prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha confirma que vai renunciar ao cargo e escolher um partido até 30 de março, pelo qual pretende disputar o governo de Goiás às eleições de 2 de outubro próximo. Ele fez a revelação durante evento de Assistência Social Itinerante da cidade.

Com a renúncia de Mendanha, vai assumir a prefeitura de Aparecida de Goiânia o atual vice Vilmar Mariano, eleito pelo MDB e que agora está filiado ao Podemos. Mariano, que apoia o projeto eleitoral de Mendanha, promete manter o secretariado, à exceção de Tatá Teixeira (Articulação Política) e André Luiz Rosa (Fazenda).

Sem conseguir o apoio do PL bolsonarista, Progressistas e Republicanos, Mendanha pode se filiar ao Podemos ou ao Patriota. O prefeito tem respaldo também do PTC, DC e Brasil 35.

Gustavo Mendanha conversa também com o PSDB de Marconi Perillo para a formatação de chapa majoritária – o prefeito concorreria ao governo e o ex-governador ao Senado. Desde o ano passado, o ex-emedebista resistia qualquer aliança com o PSDB dos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, mas agora mudou de ideia e de conceitos sobre a trajetória dos tucanos.

O prefeito conquistou o apoio do Podemos após convencer a presidente nacional Renata Abreu a retirar o partido em Goiás do controle do deputado federal José Nelto. Ele indicou o vice Vilmar Mariano para presidir a comissão provisória estadual;

Patriota
O apoio do Patriota ao projeto eleitoral de Gustavo Mendanha (sem partido) pode estar por um fio. A aproximação do prefeito de Aparecida de Goiânia com o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) pode ser um empecilho para a composição com a legenda dirigida por Jorcelino Braga.
Isso porque há uma “rusga” entre o tucano e o patriota surgida durante o processo eleitoral de que elegeu o ex-governador Alcides Rodrigues (Patriota) e Marconi, respectivamente, para os cargos de governador e senador nas eleições de 2006.

O Patriota, inclusive, começou a ser considerado um partido para a filiação de Mendanha após o fortalecimento do deputado estadual Vítor Hugo (União Brasil) como candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo de Goiás.

“O Gustavo sabe o que o Patriota pensa [sobre uma eventual composição com o ex-governador Marconi Perillo]”, afirmou Jorcelino Braga, presidente estadual do partido, ao Jornal Opção Online. “O Patriota vai ouvir antes quem estará na chapa majoritária para a sua tomada de decisão”, acrescenta o dirigente, que não quis adiantar quais seriam as exigências da sigla para a tomada de decisão em favor de Mendanha.

Ao Jornal Opção Online, Braga disse também que as conversas até agora são, exclusivamente, entre o partido e o prefeito e pré-candidato a governador. Mendanha, no entanto, tem conversas independentes na tentativa de construir a candidatura.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias