Home / Política

POLÍTICA

“Não desonrei nenhum goiano, trabalho muito”

O governador Ronaldo Caiado voltou a lembrar que não se mudou de Goiás e que pode andar nas ruas durante o 1º Encontro do União Brasil e Partidos Aliados, realizado na manhã de sábado, em Jaraguá. “Não desonrei nenhum goiano. Enfrentei todos aqueles que achavam que eram donos da estrutura de governo, como lembrou Lúcia Vânia”. A ex-senadora participou do encontro e elogiou a postura republicana de Caiado à frente da administração.

As indiretas, nos bastidores da política, têm direção certa e diz respeito à gestão anterior de Goiás, ocorrida nas primeiras décadas deste século e que tiveram vários integrantes presos em operações policiais.

Cerca de 5 mil pessoas se uniram em torno do governador no primeiro ato que fez referência à sua disposição de disputar a reeleição.
Antes, ele deixou claro que sua grande realização pessoal tem sido administrar o “Estado que ama”: “Sempre tive a vontade de governar Goiás”.

O encontro bateu um recorde de capital político: reuniu 116 prefeitos, além de parlamentares e lideranças políticas de 200 municípios. União Brasil, MDB, Avante, Cidadania, PSC, Solidariedade, PP e PV e políticos sem legenda – caso do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, que deve se filiar no PSD – marcaram presença no encontro que delineou as bases da pré-campanha: coesão de discursos e ação em conjunto para impedir que práticas do passado voltem a imperar na gestão pública.

“Encerrarei meu primeiro mandato de cabeça erguida. Não vou me mudar de Goiás. Vou continuar caminhando pelas ruas de cada cidade do Estado, não vou colocar culpa em outro governador para dizer que não arrumei emprego aqui”, disse Caiado.

Ações de governo
O governador relembrou que existem diferenças, sim, entre quem governou Goiás em cinco mandatos que atravessaram três décadas e quem está há pouco mais de três anos na gestão pública: “O que estamos fazendo em três anos, dois meses e 25 dias, eles não fizeram em 20 anos. É uma diferença enorme, uma gestão responsável e transparente. E ainda temos muito a fazer”, disse, ao lado da primeira-dama, Gracinha Caiado e da filha Anna Vitória Caiado.

“Goiás é coração do Brasil, pulsa forte e precisa ser referência. E isso todos nós vamos mostrar com trabalho e determinação”, afirmou Gracinha.

Combate à corrupção
Daniel Vilela (MDB), ex-deputado federal e pré-candidato a vice-governador, ressaltou a principal mudança com a gestão de Caiado: efetivo combate da corrupção. “Por isso pessoas que divergiram em outras eleições agora estão juntas, de forma espontânea. Sabem que o momento é de consolidação de novas e boas práticas políticas”. E lembrou o papel decisivo do ex-prefeito Iris Rezende para que o MDB formalizasse aliança em defesa da reeleição do governador.

Lissauer Vieira ressaltou a coragem do administrador: “O governador tem pulso firme, coragem, determinação e responsabilidade com o dinheiro público. Por isso, reúne condições de seguir em frente”.
Para o deputado federal Adriano do Baldy (PP), Caiado “equilibrou as contas públicas e tem colocado Goiás no caminho certo”.

Presidentes partidários Thialu Guiotti (Avante), Dênis Pereira (PRTB); Eurípedes do Carmo (PSC), e Cristiano Cunha (PV) participaram do encontro. “Ratifico o apoio do Cidadania e da família Tejota para esse projeto. Dá orgulho para os goianos e inveja no Brasil todo”, disse Yuri Tejota, vice-presidente do Cidadania.

Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e Carlão da Fox, presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) disseram que Ronaldo Caiado tem o respeito dos prefeitos por fazer parcerias e ser “honrado”.

O ex-prefeito e ex-pré candidato a governador Jânio Darrot e o prefeito de Trindade, ambos do Patriota, também reafirmaram compromissos com a reeleição de Caiado.

Discurso contundente
Caiado lembrou, em seu discurso, que teve “noites endormidas” (sem dormir ou de sono ruim) por contas das dificuldades financeiras encontradas. “Eu conto meu governo é por dia! Três anos, dois meses e 25 dias hoje. Não teve um dia, sábado e domingo, sem trabalhar”.

“Gente, as vezes não pode repetir muito. Mas as vezes preciso lavar a alma um pouco. Daniel, sabe o que é receber um extrato de conta bancária e receber R$ 11 milhões na conta? Só de folha atrasada de servidor: R$ 1 bilhão e 800. E seis bilhões de dívidas diretas. Todo mundo falando: vou parar amanhã. E eu com 11 milhões na conta e seis bilhões de dividas imediatas! O povo goiano me deu a vitória no primeiro turno. Pensei: não posso decepcionar meu povo. Eu tenho certeza que Deus vai achar o caminho pra superar as dificuldades”.

Prefeitos do PSDB anunciam apoio à reeleição de Caiado

Os prefeitos Vando Vitor Alves (Palmeiras de Goiás) e Mário José Sales, conhecido como Mário Macaco (Itapaci) declararam apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) neste sábado, 26. O anúncio ocorreu durante o 1º Encontro Regional do União Brasil e de Partidos Aliados, em Jaraguá.

O apoio de Vando Vitor é especialmente emblemático. Além de pertencer ao ninho tucano, ele é prefeito da cidade de origem do ex-governador Marconi Perillo (PSDB). “Não estou olhando para a política, mas para o povo de Palmeiras”, explicou Vando Vitor ao elencar algumas ações da atual gestão na cidade. “Minha vinda aqui é por gratidão”, acrescentou.

A adesão do prefeito de Palmeiras de Goiás não foi a única durante o ato político em Jaraguá. De Itapaci, Mário Macaco também confirmou que estará ao lado de Caiado nas eleições de outubro próximo. O prefeito também tem longo histórico de caminhada política ao lado do ex-governador.

O governador já havia recebido o apoio de outros prefeitos do PSDB, a exemplo de Naçoitan Leite, de Iporá, e Hermano Carvalho, de Aruanã. “Estou ao lado de Caiado porque é um gestor sério, honrado e que faz muito pelos municípios goianos”, disse leite.

Daniel Vilela, Vando Alves e Ronaldo Caiado: união por Palmeiras de Goiás

Criticas
O respaldo de prefeitos do PSDB deixou Caiado ainda mais à vontade. Durante o discurso, o governador chegou a dizer que “truca” os três anos, dois meses e 26 dias de sua gestão com os 20 anos de governos de seu adversário. “Não vou me mudar de Goiás. Vou continuar caminhando pelas ruas de cada cidade do Estado”, em provocação a Marconi, que deixou Goiás após a derrota eleitoral de 2018 e foi morar em São Paulo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias