Home / Política

POLÍTICA

Base de Caiado sobe de 5% para 84% entre os prefeitos

Após receber apoio de apenas 14 prefeitos na campanha ao governo estadual em 2018, Ronaldo Caiado subiu, em período de três anos e três meses, para 207 gestores, do total de 246 municípios goianos – o que representa 84% das cidades. A comparação ocorre entre as duas fases de pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas.

O número atual foi apurado em levantamento interno de partidos aliados à base do governador, a partir das filiações e movimentações partidárias até a janela partidária, no início do mês, já que a migração de pré-candidatos a deputado federal e estadual leva também lideranças locais e prefeitos.

O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), aponta que este apoio de gestores será decisivo para o pleito do governador, assim como seria para qualquer outro candidato que busque chegar ao governo. O emedebista relaciona diretamente a definição de parceria política com a atuação de Caiado para que os recursos estaduais cheguem aos municípios. O presidente da FGM cita as ações sociais, o trabalho em Saúde durante e após a pandemia, o recapeamento de ruas e rodovias, além da construção de casas.

“Nós, gestores municipais, estamos trabalhando com o governo estadual e temos recebido a contrapartida independente de sermos base. São recursos que chegam para a Saúde, como foi o PSF (Programa de Saúde da Família), que é um dos maiores exemplos, porque em gestões anteriores chegou a ter 13 meses atrasados e não tem mais atrasos”, disseHaroldoNavesao jornalistaRubens Salomão, da coluna Sagres em Off, do portal Sagres Online.

Segundo Haroldo Naves, o apoio ao projeto foi consolidado por causa da atuação de Caiado para que os recursos cheguem aos municípios e circulem na cidade, seja por meio das ações sociais, seja por meio dos recursos para a Saúde, para o recapeamento, construção de casas e para a infraestrutura dos municípios goianos, que recebe recursos e tem feito ele circular na própria cidade, movimentando ainda mais a economia municipal. “Nós, gestores municipais, estamos trabalhando com o governo estadual e temos recebido a contrapartida independente de sermos base. São recursos que chegam para a Saúde, como foi o PSF [Programa de Saúde da Família], que é um dos maiores exemplos, porque em gestões anteriores chegou a ter 13 meses atrasados e não tem mais atrasos”, diz.

Outra atenuante para que os prefeitos optassem pelo apoio, é a ajuda que os municípios têm por meio dos programas de assistência social, de transporte escolar e programas de cestas básicas que foram distribuídos paras as prefeituras, “não mais para conselhos de base dos governadores” e são recursos que são mantidos nos municípios e movimentam a economia municipal. “A cada mil reais, o beneficiário [dos programas sociais] aplicam na padaria, no mercado e circulam a moeda no município, retendo o fluxo financeiro. São fatores importantes que desafogam a política social e que serão anunciados e entregues somente quando o Governo tiver certeza de que os recursos podem ser aplicados”, acrescenta Naves.

Anteriormente, segundo o presidente, alguns prefeitos sofreram com a licitação de obras que não foram executadas e, agora, os prefeitos têm a confiança de que uma obra só terá início quando o Governo tiver os recursos para terminar a obra. “Não há uma licitação de uma obra que não vai acontecer, como aconteceu com o Goiás na Frente com governos antigos”, critica.

Credibilidade
Haroldo Naves diz que Ronaldo Caiado inova ao compartilhar a gestão com os prefeitos, “agindo de forma republicana, transparente, respeitosa e democrática, sem discriminar nenhum deles por questão partidária”. Para ele, o governador e a primeira-dama Gracinha Caiado realizam uma administração “com foco no social, atendendo as pessoas que precisam da mão amiga dos governantes”.

O prefeito lembra que, após receber uma administração “caótica”, com dívidas e obras paralisadas, Ronaldo Caiado deu novo ritmo ao Estado, pagou em dia o funcionalismo, fez investimentos e aproximou-se dos prefeitos. “Com o regime de recuperação fiscal e outras medidas de contenção de despesas, Caiado colocou a gestão nos eixos e, por isso, desfruta de elevados índices de aprovação popular”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias