Home / Política

POLÍTICA

Prefeitos: debate com os presidenciáveis em Brasília

O maior evento municipalista da América Latina, a 23ª Marcha à Brasília, em defesa dos municípios, acontecerá entre os dias 25 e 28 de abril e reunirá gestores de todo País, na busca por um federalismo mais justo e equilibrado. Os prefeitos goianos estão sendo mobilizados pelo presidente da Federação Goiana de Municípios e vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Haroldo Naves e as caravanas sairão de todas as regiões do estado.

“Nós, da FGM, juntamente com a CNM, e as entidades nacionais de prefeitos, convocamos todos a participarem deste evento, onde marcaremos a posição de nossa classe em busca de melhores condições de governar nossas cidades que são nossas conquistas e das pautas de interesse das prefeituras que tramitam no Congresso Nacional, governo federal e nas esferas do Poder Judiciário”, ressaltou o dirigente.

Este ano, a Marcha dos Prefeitos vai receber os candidatos à presidência da República, para o debate sobre as urgências do municipalismo e que se possa garantir deles o compromisso de solidificar o Pacto Federativo. “É o momento de afirmar a força dos municípios goianos”.

Movimento histórico
Haroldo Naves lembra que, nos últimos dois anos, em virtude da pandemia da Covid-19, não houve a Marcha, mas retorna agora esse movimento, que é “histórico desde 1998, através da participação crescente de agentes públicos de todo País, e que já garantiu, entre outros, o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para julho, dezembro e, a partir deste ano, para setembro, o que ajudará muito na nossa gestão nos meses de baixa arrecadação do FPM”.

O presidente da FGM ressalta que, desde então, não houve interrupção da mobilização e da luta pelas pautas e reivindicações dos municípios junto ao Congresso Nacional e o governo federal.

A I Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios aconteceu em 19 de maio de 1998. Mais de mil prefeitos compareceram ao evento, organizados pela primeira vez para reivindicar e apresentar sua pauta ao governo federal e ao Congresso Nacional.

Foi em 2007, na sua 10ª edição que o presidente da República anunciou para os presentes a votação do aumento de 1% do valor do FPM, que nos meses seguintes teve sua aprovação, garantindo mais receita para os Municípios.

Além disso, em 2008 o evento ganhou mais força pela maciça presença dos agentes públicos municipais por meio da atuação conjunta das entidades municipalistas de prefeitos, vereadores e secretários municipais e pela participação efetiva do governo federal. Nesta edição, o número de participantes foi de mais de 4 mil, o movimento municipalista não parou e, nos anos seguintes, seguiu mobilizando e reunindo ainda mais representantes nas Marchas.

Em 2017, com participação do Presidente Haroldo Naves, o evento recebeu especialistas e representantes do governo federal, incluindo presidentes da República, membros do Congresso Nacional e ministros do Judiciário.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias