Política & Justiça

Caiado tem 3ª maior aprovação entre 27 governadores do país

Chefe do Executivo goiano tem 59,1% de aprovação no levantamento feito pelo Instituto Exata OP. A lista é liderada, respectivamente, pelos governadores do Ceará e de Alagoas

diario da manha
Ronaldo Caiado: popularidade o coloca em condições de reeleição este ano

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é o terceiro governador com a maior aprovação popular do País e o mais bem avaliado entre os gestores que estão em primeiro mandato. O governador de Goiás tem 59,1% de aprovação. Os números são da pesquisa Exata Opinião Pública, realizada entre os dias 23 de abril e 1º de maio, em todos os Estados brasileiros.

A lista é liderada, respectivamente, pelos governadores do Ceará e de Alagoas. Curiosamente, os números referem-se aos mandatos de Camilo Santana (PT) e Renan Filho (MDB), que renunciaram ao cargo no início de abril para disputar novo mandato em outubro. Em Alagoas, a Assembleia Legislativa fará eleição indireta no próximo domingo, 15, para escolher um novo governador.

Em Goiás, a Exata OP registrou uma aprovação consistente do governador Ronaldo Caiado, de 59,1%. Aqueles que reprovam a chefe do Executivo estadual somam 32,1%, enquanto 8,8% não souberam responder ou não avaliaram. O levantamento mostra um saldo positivo de 27 pontos – diferença entre aqueles aprovam e que reprovam a atual gestão.

Nos números estratificados da pesquisa, o governador Ronaldo Caiado recebeu mais menções positivas entre as pessoas do sexo feminino (60%), com mais de 60 anos (62,3%), de 45 a 59 anos (60,5%) e ainda entre aqueles com ensino médio (63,1%).

Em todo o País, foram entrevistados, por telefone, 15,6 mil eleitores. Em Goiás, o levantamento ouviu 600 pessoas, com margem de erro máxima de 4,1 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Instalado em Brasília e dirigido por Marcus Caldas, o Instituto Exata OP tem mais de 20 anos de atuação no mercado de pesquisas eleitorais, de opinião, mídia e de mercado.

Reeleição
A popularidade do governo de Goiás e também o prestígio pessoal do governador Ronaldo Caiado (DEM) junto à população dos 246 municípios do Estado, confirmados em pesquisas realizadas em 2020, 2021e 2022 por diversos institutos, mostram que o democrata caminha para a reeleição no pleito de 2 de outubro. A alta popularidade de Ronaldo Caiado deriva de sua decência pessoal e da eficiência como gestor. Institutos como Grupom, Serpes, Fortiori, Diagnóstico, Paraná e Directa fizeram levantamentos nos municípios para avaliar a aprovação ou rejeição do governo de Goiás e os resultados foram expressivos, com respaldo da comunidade às ações do Governo Caiado.

Outro fator que favorece o projeto de reeleição do governador, já no primeiro turno, é a boa avaliação pessoal de Caiado, com a população enfatizando que se trata de um gestor “bem-intencionado, honesto, cumpridor dos compromissos firmados na campanha eleitoral de 2018 e duro no combate à corrupção”.

Os levantamentos mostram que a gestão de Ronaldo Caiado é bem avaliada pela maioria dos eleitores – e em todas as cidades pesquisadas. Trata-se de uma avaliação acima da média – considerando que o País passa por uma grande crise econômica e uma grave crise de saúde pública, por causa do coronavírus que surgiu em março de 2020.

Outro dado relevante extraído das pesquisas: a popularidade de Caiado ocorre em todos os estratos sociais – jovens, idosos, mulheres, homens, classe média baixa, média e alta, formadores de opinião, trabalhadores, empresários etc. A decisão de investir recursos em áreas fundamentais como saúde (combate ao coronavírus), educação, segurança pública e infraestrutura (recuperação e construção de rodovias) faz do Governo Caiado um dos mais bem avaliados do País, registram os pesquisadores.

Em Goiânia, onde o morador é crítico em relação aos governos federal, estadual e municipal, o Governo Caiado é bem avaliado, com mais de 55% de aprovação, segundo os levantamentos. Em cidades importantes como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Luziânia, Formosa e Goianésia, Caiado rompe os 70% de aprovação popular.

Cientistas políticos ouvidos pelo Diário de Aparecida, como Itami Campos, ressaltam que o Governo Caiado conseguiu resgatar os compromissos em áreas vitais da população, principalmente na questão da saúde, em tempos de pandemia. Segundo ele, as pressões da sociedade vão aumentar por novas demandas nesta reta final do governo.

Já para o professor Wilson Ferreira da Cunha, da PUC Goiás, Ronaldo Caiado correspondeu às expectativas da sociedade goiana, apesar de não ter contado com o apoio do Governo Jair Bolsonaro, principalmente na questão fiscal e de investimentos ao Estado. Na sua opinião, o governador goiano atuou bem em todas as áreas, principalmente saúde, educação, segurança pública e investimento.

Comentários