Home / Política

POLÍTICA

Caiado tem 58% dos votos válidos, aponta pesquisa

Pré-candidato à reeleição, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 58% dos votos válidos. Os números são da pesquisa realizada pelo Instituto Brasmarket, realizada entre os dias 9 e 13 de maio sobre a disputa estadual. No atual cenário, o atual governador seria reeleito no 1º turno com porcentual de votos semelhante ao alcançado há quatro anos.

Os votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, são utilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a totalização e divulgação dos resultados de cada pleito. Em 2018, o governador Ronaldo Caiado foi eleito no 1º turno com 1.773.185 votos, ou 59,73% dos votos válidos.

A pesquisa do Instituto Brasmarket aponta que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) tem hoje 21,1% dos votos válidos. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) soma 12,6%; o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), 7,2%; e o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) Wolmir Amado (PT) é lembrado por 1%.

Ronaldo Caiado crava 58% contra 42% da soma das intenções de voto de seus potenciais adversários na eleição do próximo dia 2 de outubro (ou 16 pontos porcentuais). Sobre Gustavo Mendanha, o segundo mais lembrado pelo eleitor goiano, o atual governador leva uma vantagem de 36,9 pontos porcentuais.

Sem Marconi
O Instituto Brasmarket também simulou um cenário sem o ex-governador Marconi Perillo, que ainda não decidiu se disputará pela quinta vez o governo de Goiás. Sem o tucano, o governador Ronaldo Caiado dispara ainda mais e alcança 63,9% dos votos válidos na disputa pela reeleição.
Gustavo Mendanha marca 26% dos votos válidos. Desafiante, o ex-prefeito está 37,9 pontos porcentuais atrás de Caiado. Major Vitor Hugo tem 8,4% dos válidos; Wolmir Amado, 1,7%. Nessa simulação, Ronaldo Caiado soma 63,9% contra 36,1% de seus adversários somados, distância de 27,8 pontos para os concorrentes

Registro
A pesquisa realizada pela Instituto Brasmarket ouviu 800 eleitores e tem margem de erro máxima de 3,4 pontos porcentuais para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número GO 06414/2022. O levantamento foi encomendado pela Associação Goiana de Nelore (AGN).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias