Home / Política

POLÍTICA

Lewandowski: voto a favor de nome avulso ao Senado, que adia votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou em pauta a discussão sobre múltiplas candidaturas ao Senado dentro de uma mesma coligação, mas interrompeu o julgamento após pedido de vista do ministro Mauro Campbell Marques.

O relator do questionamento na Corte, ministro Ricardo Lewandowski, votou pela liberação de mais de uma candidatura. Com o pedido de vista, o TSE ainda não definiu prazo para a retomada de análise da pauta, mas considerando o histórico do Tribunal, é provável que o julgamento seja encerrado antes dos prazos finais para registro de candidaturas.

O questionamento foi aberto pelo deputado federal Delegado Waldir Soares (União Brasil), que é pré-candidato ao Senado por Goiás, mas não tem vaga garantida na chapa do governador Ronaldo Caiado, do mesmo partido. Diante do adiamento, o deputado mostrou-se despreocupado e confiante com o rumo das discussões na Corte. “O importante é que foi pautado, porque a preocupação é que não fosse”, declarou. “Se não tiver decisão até as eleições, prevalece a decisão favorável que nós temos hoje.”

O delegado Waldir comentou que o pedido de vista é um caminho natural, mas confia que o voto já apresentado pelo ministro Lewandowski mostra sinais de que as candidaturas isoladas devem ser liberadas. “Já tivemos decisão favorável na análise jurídica setorial, na procuradoria eleitoral e agora do relator, então tudo caminha para manter decisão que já está em vigor”, afirmou.

Partidos em Goiás aguarda com expectativa a decisão do TSE, pois existem várias pré-candidaturas ao Senado: Delegado Waldir (UB), Alexandre Baldy (PP), Lissauer Vieira (PSD), Zacharias Calil (UB) e Luiz do Carmo (PSC).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias