Home / Política

POLÍTICA

Lideranças de entidades médicas e de saúde defendem Zacharias Calil para o Senado

Lideranças do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO) e de outras entidades anunciaram apoio, nesta quinta-feira (23), na sede do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), o deputado federal Dr. Zacharias Calil (União Brasil) como pré-candidato à única cadeira disponível para representar o Estado no Senado. A escolha do nome do parlamentar foi para que o deputado continue representando os médicos, os enfermeiros, técnicos, farmacêuticos e toda a área da saúde, como um parlamentar necessário para a medicina e para a população brasileira.

O lançamento do nome do pré-candidato aconteceu em meio à decisão de Zacharias Calil de buscar a vaga de candidato do União Brasil para o Senado. Após o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o parlamentar está disposto inclusive a sair candidato isolado nas eleições de outubro, se for necessário.

A escolha por Zacharias, de acordo com o presidente do CFM, José Hiran Gallo, é de grande importância de se ter médicos na política para defender a classe, a saúde e o direito de todos. Diante da atuação de Zacharias pela medicina e pela sua representação no Congresso Nacional, onde o deputado tem atuado forte pela causa, Gallo defendeu de forma enfática o nome de Zacharias como pré-candidato ao Senado.

“É um deputado que honra a medicina brasileira e os demais deputados federais e é um dos maiores representantes dos médicos no Congresso Nacional. É um homem que não irá nos faltar, porque sempre defendeu a medicina brasileira e é por isso que abraço a pré-candidatura do deputado Dr. Zacharias Calil”, defende o presidente.

Gallo vem percorrendo os estados do país num esforço para mobilizar os médicos a participarem da política, defendendo nomes como o de Zacharias Calil para as próximas eleições. “Há 550 mil médicos no Brasil, mas apenas uns poucos participam das eleições e nos representam no Congresso, é importante que todos atentem para a importância de participarem da política”, destaca o presidente do CFM.

O representante do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) no CFM, Salomão Rodrigues Filho, também é um dos apoiadores desta pré-campanha. Ex-presidente do Cremego, o médico é representante da Comissão de Assuntos Políticos (CAP) do CFM e tem frequentado o Congresso Nacional desde então.

“Encontramos no Dr. Zacharias um grande ponto de apoio, porque ele realmente se dedicou pelas causas da medicina e da assistência à saúde. Por todo o trabalho feito, ele é merecedor do meu apoio à sua pré-candidatura ao Senado e, certamente, tem tudo para ser um excelente senador por Goiás”, defendeu Salomão.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás (Sinfargo), Fábio Basílio, e a vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil, também manifestaram apoio à pré-candidatura pelo seu trabalho pelas causas da farmácia e da saúde pública. “As causas farmacêuticas e as causas da saúde pública têm lado com o deputado Dr. Zacharias Calil”, defende Basílio.

Reconhecimento

Diante da forma enfática com que as lideranças se manifestaram no encontro batizado de Médicos na Política, o deputado afirmou que se sente “muito orgulhoso” pelo reconhecimento do seu trabalho na Câmara dos Deputados e disse que o trabalho feito em favor dos profissionais da saúde é a sua obrigação, porque foi eleito com essa bandeira, com o apoio da classe médica e de áreas como a farmácia, a psicologia e outras áreas da saúde.

“Nosso trabalho na Câmara é defender a sociedade, a qualidade do ensino médico no Brasil e o próprio médico, porque nós precisamos de uma bancada forte tanto na Câmara, quanto no Senado. É por isso que coloco o meu nome à disposição como pré-candidato ao Senado e sei que é difícil, mas é possível. Precisamos subir nas pesquisas de intenção de voto até o dia 5 de agosto, quando acontecerão as convenções eleitorais”, comenta o pré-candidato.

Em sua fala, que encerrou o encontro político no CRM, Zacharias Calil fez um rápido balanço de sua atuação como deputado, contando detalhes de muitos momentos em que sua atuação juntamente com alguns colegas da Frente Parlamentar de Medicina, foi decisiva para evitar enormes equívocos de propostas apresentadas ao parlamento. Ele foi enfático ao defender o fortalecimento da Bancada da Saúde no Congresso Nacional. “Os médicos brasileiros ainda não perceberam a força que podem ter na política”, disse ele.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias