Home / Política

POLÍTICA

Governo de Goiás entra em parceria para trem turístico

Retomar a história do município que se desenvolveu em torno da estrada de ferro às margens do Rio Corumbá é a proposta de um projeto encabeçado pelo Programa Goiás de Resultados (GR), coordenado pelo vice-governador do estado, Lincoln Tejota. A ideia é fazer passeios turísticos de trem, passando por Pires do Rio – que conserva suas origens históricas no Museu Ferroviário, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A proposta foi discutida em reunião conduzida pelo coordenador da Sala de Situação do GR, o gestor governamental Madson Ribeiro, com a participação da prefeita de Pires do Rio, Cida Tomazini, secretários municipais e empresários do ramo de turismo.

“Nosso interesse, do governador Ronaldo Caiado e do GR, é fazer essas pontes, articular para viabilizar a execução de projetos como esse, que beneficiam a população e contribuem com o crescimento de nosso estado”, diz o vice-governador Lincoln Tejota.

A iniciativa agradou a prefeita, que colocou a estrutura do município à disposição. “Estamos prontos para receber e fazer o que for possível para implementar o projeto, é de nosso interesse”, disse ela, ao lembrar que o município completará seu centenário em novembro deste ano.  A primeira medida será realizar estudos, sob coordenação do GR, que tem expertise na condução de projetos. Madson Ribeiro explicou que o Goiás de Resultados é um programa de metas prioritárias do estado de Goiás. A proposta é iniciar com uma pequena rota em Pires do Rio e ampliar gradualmente para os demais que tiverem interesse. A cidade possui duas estações ferroviárias, a do Roncador e a do centro da cidade, que se transformou em museu. Tem ainda a antiga ponte Epitácio Pessoa, por onde passava a ferrovia, e a nova ponte. “Temos um interesse especial nessa parceria porque Pires do Rio veio dos trilhos, recebeu os frades que vieram dos Estados Unidos e que chegaram ao Brasil por maria-fumaça”, definiu o procurador-geral do município, José Henrique França.

O empresário da área de turismo Danillo Cardoso das Neves, que participou da reunião, é um dos maiores entusiastas do projeto. Natural de Pires do Rio, ele mora nos Estados Unidos e vislumbra benefícios para toda a comunidade local e para o estado de Goiás com a implantação do projeto. Ele sugeriu começar com um evento, possivelmente com a locação de uma litorina (espécie de trem) para operar no local. O também empresário Fábio Barbosa, conhecido como Fábio Fumaça, da empresa THG Ferrovia e Turismo, pontuou que neste primeiro momento é preciso fazer o estudo que vai nortear as próximas etapas e as atribuições de cada um dos parceiros no projeto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias