Home / Política

POLÍTICA

Lula e Bolsonaro estão empatados em São Paulo

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (11/8) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Lula lidera com 37% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 35%. A diferença entre os dois adversários está dentro da margem de erro da pesquisa.

No comparativo com os resultados de julho, o petista se manteve estável, mas Bolsonaro subiu de 32% para 35%. No segundo turno, Lula tem 44% das intenções de voto, contra 40% do atual presidente.

Em terceiro lugar está o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções. Em seguida vem a senadora Simone Tebet (MDB-MS), com 3%. Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe D'Avila (Novo) estão empatados com 1%. Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB), José Maria Eymael (DC) e Soraya Thronicke (União) não pontuaram. Brancos, nulos e participantes que não pretendem votar somaram 9%, e 6% se disseram indecisos. 

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 8 de agosto, com 2 mil entrevistas presenciais. A margem de erro estimada é de 2,4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral pelos números SP-02135/2022 e BR-07655/2022.

Governador

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Hadadd (PT) segue na liderança pelo governo de São Paulo com 34%, das intenções de voto, segundo o último levantamento da Genial/Quaest.

No cenário estimulado - aquele em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados -, a segunda posição mostra empate entre o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB). Ambos marcam 14%.

A quarta posição na disputa é de Elvis Cezar (PDT), com 2% dos votos. Os demais pré-candidatos na corrida paulista – Vinicius Poit (Novo), Gabriel Colombo(PCB), Altino Junior (PSTU) e Edson Dorta (PMB) – registraram 1% cada um. O indecisos e os que não souberam respondem somam 32%.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias