Home / Política

POLÍTICA

Lula: “Quem tem bom senso não precisa de teto de gastos”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, terça-feira (9) que não precisa da lei do teto de gastos para garantir a responsabilidade fiscal em um eventual novo governo, caso volte a ocupar a Presidência. Crítico à regra aprovada em 2016 que cria um limite para os gastos públicos por 20 anos, o ex-presidente afirmou por diversas vezes que pretende revogá-la se for eleito.

“Tem muita gente que fala assim para mim: você precisa falar na responsabilidade fiscal. Eu, sinceramente, fico às vezes até ofendido, porque quem não tem responsabilidade fiscal cria uma lei de teto de gastos. Quem tem responsabilidade na sua origem não precisa de lei para fazer teto de gastos”, disse durante evento com empresários na Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp).

O petista prometeu “credibilidade, estabilidade e previsibilidade” no seu governo, palavras que têm sido utilizadas por Lula e pelo seu candidato a vice-presidente, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB), em eventos com empresários. “Nada será feito de surpresa, não haverá política de surpresa, não vamos dormir de noite e à meia-noite anunciar um pacote. Na minha vida não existe isso. Tudo será motivo de discussão e tudo será público até o sol estiver aparecendo. Quando o sol se esconder, não tem mais acordo, aí só pro outro dia”, disse Lula.

O presidenciável prometeu que os empresários vão “voltar a ser respeitados” e a ser “tratados com a defesa que tem que ser tratada nas relações internacionais”. Segundo ele, o país precisa voltar ao que classificou como “normalidade” para atrair investimentos e ter maior crescimento econômico.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias