Política

Anápolis: UB, MDB e PP buscam consenso a prefeito

Redação

Publicado em 16 de outubro de 2023 às 16:07 | Atualizado há 2 anos

A sucessão em Anápolis, terceiro maior colégio eleitoral do estado, ganha contornos iniciais com a possibilidade de alianças entre o União Brasil, MDB e Progressistas à sucessão do prefeito Roberto Naves (Republicanos). O governador Ronaldo Caiado presidente em Goiás o União Brasil, vice-governador Daniel Vilela dirige o MDB e o presidente da Agehab, Alexandre Baldy está à frente do Progressistas.

A saída do prefeito Roberto Naves, do Progressistas – ele migrou para o Republicanos – facilita e apressa as conversações entre o UB, MDB e PP em Anápolis, mas ainda vai demorar o inicio das conversações entre os dirigentes do estado e do município – o que deverá ocorrer apenas em janeiro, em busca de candidatura de consenso.

O prefeito Roberto Naves, em entrevista à imprensa, deixa claro: a troca do Progressistas pelo Republicano não altera a relação política com Ronaldo Caiado e que, no momento certo, vai sentar com o governador para discutir o processo eleitoral anapolino.

Em 2024, a base do governo Ronaldo Caiado deverá incorporar outras legendas na aliança anapolina, entre eles o PSD, Solidariedade e até mesmo o Republicanos e o PL, já que há sum adversário comum: o PT, que deve lançar o deputado estadual Antônio Gomide, que já foi prefeito duas vezes da cidade.

Em entrevistas a emissoras de rádio de Anápolis, o vice-governador Daniel Vilela admite sentar à mesa com o ex-ministro Alexandre Baldy para discutir a sucessão na cidade, mas deixa claro que agora não é o momento para deflagrar o processo eleitoral, já que o governador Ronaldo Caiado precisa ser ouvido.

Para os projetos eleitorais de Daniel Vilela de concorrer ao Governo de Goiás e de Ronaldo Caiado à Presidência, é fundamental vencer as eleições para a prefeitura de Anápolis, ano que vem.

Pelo andar da carruagem, a exemplo de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Anápolis só terá o quadro de candidaturas à prefeitura no início de julho de 2024, quando os partidos farão as convenções para lançar chapas e fazer alianças eleitorais. Até lá as conversas ocorrerão entre os dirigentes partidários e pré-candidatos, mas sem qualquer definição.

Nomes cogitados

O União Brasil, do governador Ronaldo Caiado, não tem nome competitivo para a sucessão em Anápolis, mas são lembrados Marlon Caiado e Jean Carlos.

O MDB de Daniel Vilela tem duas opções para a disputa à prefeitura: o deputado federal em exercício Márcio Corrêa e o deputado estadual Amilton Filho. Corrêa concorreu, sem sucesso, no pleito de 2020.

O Progressistas, que tem Alexandre Baldy no comando, lançou a pré-candidatura do vereador Leandro Ribeiro, que é suplente de deputado federal. São lembrados também Alex Martins e Thais Sousa.

O PT já tem consenso para a disputa à prefeitura: vai lançar Antônio Gomide em 2024. Gomide perdeu o pleito de 2020 para o prefeito Roberto Naves, que concorreu à reeleição. Gomide deixou a prefeitura, no final de 2014, com mais de 80% de aprovação popular. Os petistas contam com o respaldo do governo Lula da Silva para “turbinar” a campanha na cidade.

O vice-prefeito Márcio Cândido poderá ser a aposta do PSD para o pleito do ano que vem.

O deputado estadual Coronel Adailton é cogitado pelo Solidariedade para entrar na disputa eleitoral de Anápolis. Ele está no exercício do segundo mandato.

A Federação PSDB/Cidadania cogita os noes de Wesley Silva, Hélio Lopes, Diácono Max e Michel Roriz para o embate eleitoral.

O PL bolsonarista lembram o vereador Hélio Araújo e o ex-deputado federal Major Vitor Hugo, que concorreu ao governo de Goiás ano passado.

O Republicanos, partido agora dirigido pelo prefeito Roberto Naves, tem Eerizania Freitas, secretária municipal de Integração Social para a corrida eleitoral do ano que vem.

Outros nomes ainda lembrados para a sucessão à prefeitura: policial federal Suender (PRTB); Liz Rodrigues e Edergênio Negreiros (Psol); José de Lima (Avante); Geraldo Espíndola (Rede Sustentabilidade); Kim Abrão e Éder Bento (Novo); Leonardo Batista (DC); e Júlio Cunha (sem partido).

Roberto Naves: “Nosso grupo político é capitaneado por Caiado”

“A gente vê um grupo político sempre capitaneado pelo governador Ronaldo Caiado. Isso tem que ficar bem claro”. A afirmação foi feita pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, logo após ser confirmado como novo presidente do partido Republicanos em Goiás, em entrevista ao jornal O Popular.

Naves disse que tem, ao longo de seu mandato à frente da prefeitura de Anápolis, consultado o governador sobre questões políticas e administrativas. “É mais um grupo político para trabalharmos para termos um goiano na Presidência da República”, disse Nave, referindo-se ao projeto do governador goiano de concorrer ao Palácio do Planalto em 2026.

Ao deixar claro que deixou o Progressistas sem qualquer atrito com o ex-ministro Alexandre Baldy, o prefeito anapolino revela que cogitou filiação ao PL, presidido em Goiás pelo senador Wilder Morais. O União Brasil, partido dirigido pelo governador Ronaldo Caiado, também abriu as portas para o prefeito.

Roberto Naves é pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026. Ele percebeu que o espaço no Progressistas está restrito, já que Alexandre Baldy pretende concorrer novamente ao Senado na próxima eleição.

O prefeito de Anápolis acredita que Ronaldo Caiados terá habilidade para manter “coesas” as forças político-partidárias da base aliada, mas reconhece que o Republicanos e o PL bolsonaristas poderão se aliar para o pleito de 2026. “O pleito estadual está muito distante, mas o Republicanos e o PL são partidos coirmãos e a gente entende que, na maioria das vezes, vamos caminhar juntos”, disse Roberto Naves a O Popular.

Missão

Roberto Naves reconhece ser possível conciliar o trabalho à frente da prefeitura de Anápolis como as atividades para fortalecer o Republicanos em Goiás: “Sempre dá para fazer as duas coisas. Na prefeitura, vamos manter o foco, cumprindo os compromissos, entregando o Anápolis Investe, saneando as contas. Fora do expediente, à noite, a gente tem condições de conversar, pois ninguém toca um partido sozinho. Vamos tocar o Republicanos nos maiores municípios, mas sem abrir mão do compromisso que sempre tivemos em Anápolis”.

O presidente do Republicanos revela que já teve duas conversas com Rogério Cruz, com o objetivo de dar respaldo ao prefeito para concorrer à reeleição em 2024. “Vamos empenhar para que o prefeito de Goiânia cumpre as suas metas, resgate as obras prometidas e chegue ano que vem em condições de postular novo mandato”.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias