Andrey Azeredo: “Emendas impositivas são um avanço”
Diário da Manhã
Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 02:10 | Atualizado há 7 anos
O presidente da Câmara de Goiânia, Andrey Azeredo (PMDB), destaca que as emendas impositivas aprovadas pelo Legislativo têm sido importantes para a população goianiense. “As emendas impositivas são um avanço desta Casa. Que eu saiba, não há nenhum outro Legislativo em Goiás que tenha aprovado emendas impositivas”, declarou em entrevista coletiva na última terça-feira.
Andrey esclarece que tais emendas propostas pela Câmara devem especificar as fontes de recursos, caso contrário, pode ser inconstitucional. “Mas ocorre que, vincular receita de imposto, qualquer que seja ele, a determinada ação ou fim que não esteja dentre os previstos na Constituição é, obviamente, inconstitucional. Esta é a minha ponderação. Entendo que temos que fazer uma gestão junto ao Executivo, ao prefeito Iris, sensibilizá-lo quanto à importância do atendimento das emendas legislativas parlamentares, mas a vinculação, juridicamente, a meu ver, fere a Carta Magna. As emendas têm que sair das fontes especificadas”, explica.
Sobre sua atividade parlamentar na proposição de emendas impositivas, Andrey revela que apresentou para áreas da Saúde, Educação e Mobilidade, ou seja, setores que têm verbas específicas que não vêm do Tesouro. “No meu caso, por exemplo, eu conheço com uma certa profundidade o orçamento da Prefeitura. Sei que o Executivo tem que gastar, por exemplo, 25% do orçamento na Educação, um mínimo de 15% na Saúde e tem que gastar os recursos provenientes das multas de trânsito em educação, fiscalização e engenharia. Portanto, optei por fazer muitas emendas impositivas nessas áreas que são essenciais para a sociedade e que têm fontes de recursos próprias”, ressalta e continua: “Em um segundo momento, caso as emendas sejam aprovadas na Casa e sancionadas pelo prefeito, farei a gestão junto ao Executivo para que elas sejam atendidas e tragam resultados para a população”, declara Andrey.
CONCURSO
Durante a entrevista, o presidente da Câmara também reforçou a criação de novas vagas para o próximo concurso público que visa a contratação de servidores efetivos no Legislativo. “O projeto apresentado hoje para a criação de vagas e outras providências visa atender ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2007 com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e que estamos dando prosseguimento”, ressalta.
Andrey garante que as vagas contemplarão diversas áreas de atuação na Casa, como Comunicação e a Procuradoria. “O projeto foi aprovado hoje no Plenário em primeira votação e agora segue para a Comissão do Trabalho. Sendo analisado e aprovado lá, voltará para a segunda votação plenária e depois será enviado para veto ou sanção do prefeito Iris. Se for sancionado, faremos um concurso público o mais breve possível. Temos conseguido sensibilizar os vereadores, o projeto foi protocolado há poucos dias, já tem o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi aprovado pelos vereadores sem”.
Em relação à previsão da data para realização das provas, Andrey destaca que deverá ocorrer nos primeiros meses de 2018. “Espero que os trâmites continuem nessa celeridade para que possamos, já no primeiro trimestre do ano que vem, ter o edital publicado e realizar o certame. Fizemos estudos de impacto na nossa diretoria financeira e verificamos que tudo está dentro das possibilidades da Câmara, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Constituição da República que determina que não podemos gastar mais de 70% do nosso orçamento com o funcionalismo público”, explica.