Aniversário mostra força política de Adib Elias, peça-chave nas eleições 2026
DM Redação
Publicado em 12 de setembro de 2025 às 19:29 | Atualizado há 2 horas
As comemorações pelos 73 anos de Adib Elias (MDB), na quinta-feira, 11, mostraram na prática o tamanho da influência política do ex-prefeito de Catalão e atual secretário de Estado da Infraestrutura.
Ele foi cumprimentado publicamente pelo governador Ronaldo Caiado (UB), que o chamou de “amigo-irmão”, pelo vice Daniel Vilela (MDB), pela primeira-dama Gracinha Caiado (UB), além de ter recebido uma centena de homenagens vindas de prefeitos, vereadores, deputados e lideranças de todas as regiões do Estado.
Mais do que uma celebração, foi um ato de afirmação de prestígio em um momento no qual Adib é considerado um dos nomes eleitoralmente mais fortes para compor a chapa governista, como vice de Daniel Vilela, candidato de Caiado nas eleições 2026.
No tabuleiro sucessório, onde pesquisas mostram um cenário apertado entre Daniel Vilela e Marconi Perillo (PSDB), Adib é um ativo que pode ser decisivo no pleito do ano que vem, já que tem um peso político que outros nomes não oferecem.
Gestor experiente, com capacidade de articulação e reputação de “entregador de obras”, é uma liderança absoluta no sudeste goiano, com histórico de grandes votações, apoiado por centenas de prefeitos, de perfil combativo e um dos políticos mais fieis ao governador.
Ele nunca titubeia em defender Caiado, que tem a maior aprovação do país, e tem se colocado como uma das vozes mais firmes em prol de Daniel Vilela. Predicados que fazem de Adib uma peça capaz de alterar a correlação de forças na disputa pelo Palácio das Esmeraldas.
A esse conjunto de atributos que sustenta a cotação de Adib como a vice de Daniel soma-se o fato de ele estar à frente, como titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), de uma carteira de obras que deve chegar a R$ 3 bilhões ainda este ano e tem feito contraponto com aos R$ 600 milhões investidos no último ano em que os tucanos governaram Goiás.
Na Seinfra, está sob a responsabilidade de Adib um portfólio de projetos estratégicos que inclui a duplicação da GO-330, aguardada há 40 anos; a construção da ponte sobre o Rio São Marcos; a nova Basileu França, uma das maiores escolas públicas de artes do mundo; a universalização do esgotamento sanitário em Goiás e, entre outros, o Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), em Aparecida de Goiânia.
Outro termômetro da força de Adib Elias é a capacidade de mobilizar prefeitos, que pode ser estratégica para ampliar a margem da base governista. Desde que se tornou secretário no governo Caiado, em março deste ano, Adib levou a marca municipalista para a Seinfra: portas abertas para prefeitos, atenção ao interior e prioridade para a resolução de demandas com a experiência de quem teve quatro mandatos como prefeito de Catalão e conhece de perto o funcionamento das administrações locais. Em seis meses, Adib já recebeu mais de cem gestores municipais, dando prioridade absoluta ao diálogo com as bases.
Parte deles, inclusive, rendeu homenagens públicas pelo aniversário do catalano, como os prefeitos Leandro Vilela, de Aparecida de Goiânia, Marden Júnior, de Trindade, e Fernando Pellozo, de Senador Canedo, além do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha e de outras lideranças em Goiás. Não foi por acaso que o governador Ronaldo Caiado dedicou mais de três minutos em vídeo para relembrar a própria trajetória ao lado de Adib, com quem estudou na faculdade de medicina.
Nem que Gracinha Caiado enfatizou o nome forte que Adib representa para Goiás ou que Daniel Vilela ressaltou que eles sempre podem contar um com o outro. No fim das contas, o aniversário de Adib mostra uma obviedade que a classe política já conhece: em Goiás, há lideranças que simplesmente não podem ser ignoradas. E Adib Elias é uma delas.