Audiência pública na Câmara debate atualização do Plano Diretor de Goiânia
Léo Carvalho
Publicado em 2 de julho de 2026 às 15:29 | Atualizado há 55 minutos
Audiência pública sobre atualização do Plano Diretor reuniu representantes da Prefeitura de Goiânia, especialistas e integrantes da sociedade civil | Foto: Reprodução/TV Câmara Goiânia
A Câmara Municipal de Goiânia realizou, nesta terça-feira (1º), audiência pública para discutir a atualização do Plano Diretor da Capital. O encontro, conduzido pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), reuniu representantes de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Goiânia, além de técnicos, especialistas, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade civil.
A iniciativa teve como objetivo ampliar o debate sobre as mudanças necessárias na principal legislação que orienta o crescimento urbano da cidade, permitindo que diferentes segmentos contribuíssem com sugestões e apontamentos para o aperfeiçoamento do texto.
Ao abrir os trabalhos, Anselmo Pereira explicou que o processo em discussão trata da atualização prevista na legislação. Segundo o vereador, as metas e diretrizes do Plano Diretor foram aprovadas em 2022 e preveem atualização a cada três anos. Ele destacou que o Plano Diretor de Goiânia possui diferentes etapas: uma delas deve passar por revisão a cada dez anos, período do qual já transcorreram quatro anos, enquanto a Lei nº 243, que aprovou o Plano Diretor, determina que a atualização ocorra a cada três anos.
“O Plano Diretor precisa acompanhar a evolução de Goiânia. Isso é natural. A cidade é um tecido vivo, ela se movimenta e se modifica de acordo com aquilo que foi planejado no Plano Diretor. Por isso, é necessário promover adequações que corrijam distorções, garantam um planejamento eficiente e mantenham o Plano Diretor atualizado”, afirmou.

Importância da união entre poder e sociedade
Ainda de acordo com o parlamentar, a audiência também representou uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre o Poder Legislativo, o Executivo e a população na construção de uma cidade mais organizada e preparada para os desafios futuros.
Durante o encontro, representantes da Prefeitura apresentaram informações técnicas sobre estudos em andamento e esclareceram dúvidas relacionadas ao ordenamento territorial, mobilidade urbana, infraestrutura, habitação, meio ambiente e desenvolvimento econômico. O espaço também foi aberto para manifestações de entidades e cidadãos, reforçando o caráter participativo do processo de atualização do Plano Diretor.
Entre as propostas apresentadas por Anselmo Pereira está a criação de um comitê permanente de monitoramento do Plano Diretor, responsável por acompanhar sua execução e propor ajustes sempre que necessário. O parlamentar também defendeu a elaboração de planos específicos para os bairros da capital, permitindo que as características e necessidades de cada região sejam contempladas no planejamento urbano.
“Precisamos criar um comitê de monitoramento do Plano Diretor e avançar na construção de planos de bairro, porque cada região possui uma realidade diferente e precisa de soluções específicas”, ressaltou.
Outro ponto destacado pelo vereador foi a necessidade de integrar o planejamento de Goiânia às cidades da Região Metropolitana. Segundo Anselmo, temas como mobilidade, infraestrutura e expansão urbana não podem ser discutidos de forma isolada.
“Estamos debatendo o Plano Diretor de Goiânia, mas ele não pode se distanciar dos planos de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e dos demais municípios da Região Metropolitana. Quando falamos de transporte, por exemplo, é preciso olhar para toda essa integração”, explicou.