Política

Aumento do número de vereadores em Goiânia é aprovado na primeira votação

Redação DM

Publicado em 16 de junho de 2016 às 22:35 | Atualizado há 10 anos

Nesta quinta-feira (16/6), a Câmara dos Vereadores de Goiânia aprovou a emenda à Lei Ôrganica Municipal que pode aumentar o números de parlamentares de 35 para 37. A medida foi aprovada em primeira votação com 25 votos a favor e apenas seis contrários.

Os vereadores que votaram contra foram Paulinho Graus (PDT), Djalma Araújo (PSB), Felizberto Tavares (PR), Elias Vaz (PSB), Pedro Azulão (PSB) e Paulo Magalhães (PSB). Presidente da Casa e autor do projeto, Anselmo Pereira (PSDB) alegou que está cumprindo decisão Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que exigiu firmar a quantidade de vereadores para a próxima legislatura.

Anselmo ratificou ainda que esse aumento não vai influenciar na despesa, pois, segundo ele, “é feito um rateio sobre o duodécimo que é um valor fixo e a Casa não pode gastar um centavo a mais”. E acrescentou que a Câmara Municipal de Goiânia é pioneira na aprovação de medidas que moralizam o Legislativo, citando como exemplo o cancelamento do voto secreto.

Entretanto, entre os parlamentares que votaram contra a emenda, Djalma Araújo afirmou que esse acréscimo nesse momento é contra os interesses da sociedade. “Hoje somos 35 e suficiente para atender as demandas da cidade; temos tantos problemas para discutir como transporte coletivo, segurança e os colegas ficam preocupados em aumentar o número de vereadores”, argumenta.

A última atualização do número de cadeiras na Câmara Municipal aconteceu em 2009, quando eram apenas 32 parlamentares. Agora, o projeto que transita na casa terá um intervalo e volta para segunda votação que pode acontecer a partir de 28 de junho. Após a segunda votação será promulgada já que não há necessidade de sanção do Executivo.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia