Bolsonaro diz que, reeleito, ‘resolve a questão’ dos decretos de armas
Redação DM
Publicado em 6 de setembro de 2022 às 11:36 | Atualizado há 3 anos
Por Iander Porcella
O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou nesta terça-feira (6) a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender trechos de decretos que ampliam o acesso a armas e disse que vai “resolver a questão” depois das eleições de outubro. Ao tomar a medida ontem, o ministro afirmou que o início da campanha eleitoral “exaspera” o risco de violência política.
“Zero. Não concordo em nada com o senhor Fachin”, declarou o chefe do Executivo, em entrevista à Jovem Pan. “Acabando as eleições, a gente resolve a questão dos decretos em uma semana. Todo mundo tem que jogar dentro das quatro linhas da Constituição. Encerra por aqui o assunto dos decretos. Acabando as eleições, eu sendo reeleito, a gente resolve esse problema e outros problemas”, emendou.
Aliados de Bolsonaro criticaram a decisão de Fachin nas redes sociais. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, chegou a dizer que o Judiciário havia “extrapolado suas atribuições” e feito “ingerência indevida”. “As liminares de hoje interferem em decisões já aprovadas pelos outros poderes, nos direitos de autodefesa e dos CACs. Liberdade não se negocia e absurdos como esses não podem continuar”, escreveu Mourão ontem, no Twitter.
Imóveis
Ao se defender de críticas à compra de imóveis com dinheiro vivo por sua família, Bolsonaro disse que “só falta” realizarem operações contra seus parentes. “Tenho quase certeza que farão busca e apreensão na casa de parentes meus”, disse o chefe do Executivo na entrevista.
O presidente voltou a defender os empresários que foram alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os empresários em questão defendiam um golpe de Estado caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja eleito para ocupar o Palácio do Planalto.
Leia também:
- Goiás faz gol relâmpago, sofre virada, perde pênalti, vê triunfo do Botafogo-SP em casa, mas segue líder
- Pegadinha assustadora: trilheiros fogem ao deparar com “alienígena” em floresta
- Trânsito em Brasília: jovens cruzam avenida irregularmente e são atropelados
- Monomotor carregado de droga despenca em Santana do Araguaia
- Governo gasta R$ 200 mil para extraditar Carla Zambelli