Bolsonaro participa de motociata em Brasília sem discurso e sob restrições impostas pelo STF
DM Redação
Publicado em 29 de julho de 2025 às 19:00 | Atualizado há 15 horas
Jair Bolsonaro (PL) marcou presença em mais uma motociata em Brasília, na tarde desta terça-feira (29/07), ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro e do deputado goiano Gustavo Gayer. Desta vez, optou por acompanhar o trajeto em um pequeno carro de som, sem pilotar moto e sem discursar. Segundo aliados, a ausência sobre duas rodas ocorreu por orientação médica e por “medida restritiva da dona Michelle”.
A manifestação foi incorporada ao Capital Moto Week, evento anual que celebra a cultura motociclística na capital federal. Bandeiras do Brasil, dos EUA e de Israel tomaram conta da concentração, enquanto ambulantes exibiam cartazes com frases como “Bolsotrump” e “Trumpnaro”. Bolsonaro, embora inelegível, recebeu pedidos de retorno à Presidência.
Cercado por restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, o ex-presidente limitou sua participação a acenos e sorrisos. Após o descumprimento de medidas judiciais, Moraes chegou a ameaçar prendê-lo, proibiu o uso de redes sociais e vetou entrevistas com caráter político. A decisão mantém Bolsonaro monitorado por tornozeleira eletrônica, proibido de sair de Brasília e de visitar embaixadas.
Enquanto Bolsonaro mantém perfil discreto, Michelle Bolsonaro e o senador Flávio ganham projeção como possíveis nomes do PL para a eleição presidencial de 2026. Ambos dividiram espaço no carro de som com os deputados Sóstenes Cavalcante e Hélio Lopes, além do senador Marcos Rogério.
Grupos ligados ao ex-presidente já planejam novos atos. O próximo ocorrerá no domingo (03/08) e funcionará como “esquenta” para manifestações previstas no feriado de 07 de Setembro, quando a base bolsonarista costuma intensificar demonstrações de apoio.
Foto e Vídeo: Redes sociais