Política

Caiado abre campanha presidencial no Entorno do DF, elege segurança como vitrine e reafirma oposição a Lula

Redação Online

Publicado em 16 de agosto de 2026 às 19:44 | Atualizado há 52 minutos

Ronaldo Caiado inicia campanha presidencial no Entorno do Distrito Federal ao lado de Daniel Vilela e Gracinha Caiado | Foto: Reprodução
Ronaldo Caiado inicia campanha presidencial no Entorno do Distrito Federal ao lado de Daniel Vilela e Gracinha Caiado | Foto: Reprodução

Ronaldo Caiado abriu a campanha à Presidência da República neste domingo (16/08), com agenda em Goiás. O candidato do PSD participou de uma missa em Goiânia e depois seguiu para uma carreata por municípios do Entorno do Distrito Federal, ao lado da esposa e candidata ao Senado, Gracinha Caiado, e do candidato ao governo estadual, Daniel Vilela.

Caiado escolheu Águas Lindas de Goiás para o primeiro ato político e apresentou a segurança pública como uma das vitrines de sua trajetória no governo estadual. O presidenciável afirmou que a região já esteve entre as mais violentas de Goiás e associou a mudança do cenário à atuação do poder público.

O roteiro passou por Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental, além do Balão da Santa, até chegar a Luziânia, onde Caiado fez o pronunciamento final. A escolha do Entorno colocou uma das regiões mais populosas do estado no centro da largada eleitoral do candidato.

Caiado também respondeu à repercussão das declarações de Gilberto Kassab, candidato a vice e presidente nacional do PSD, sobre a proximidade de partidos do centrão com Lula. O goiano rejeitou qualquer possibilidade de apoio ao atual presidente e reafirmou sua posição de oposição ao petista.

Kassab havia afirmado, em encontro com empresários em São Paulo, que partidos do centrão estavam com Lula e avaliou como nula a possibilidade de vitória de Flávio Bolsonaro. Adversários exploraram a declaração para questionar a posição do PSD na disputa presidencial. Caiado rebateu essa interpretação e reivindicou uma trajetória política contrária ao atual chefe do Executivo federal.

Caiado apresentou seu plano de governo na sexta-feira (14/08). O ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta participou da elaboração das propostas para o setor, com a colaboração de outros médicos. O conjunto reúne cerca de 40 medidas distribuídas por diferentes eixos da área.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia