Política

Caiado e Marconi são os mais influentes nas redes sociais

Redação DM

Publicado em 3 de fevereiro de 2017 às 02:19 | Atualizado há 4 meses

  •  O DM publica o ranking dos agentes públicos mais atuantes na internet, elaborado pela empresa Eureka Comunicação, especializada em análise digital

O período de avaliação foi o mês de janeiro deste ano e as plataformas observadas foram Twitter e Facebook. O quesito Influência leva em conta três fatores: Interações (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), Alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações e engajamento durante o período analisado) e Engajamento (regularidade das postagens dividida pelo número de interações durante o período analisado).

Marconi e Caiado estão na liderança absoluta e seguem crescendo nas redes sociais. No mês passado, o governador começou a transmitir ao vivo pelo Facebook os compromissos mais relevantes de sua agenda de trabalho. As transmissões foram vistas por quase mais de 80 mil pessoas. Marconi afirmou que o objetivo é dar mais transparência ao governo e melhorar o diálogo com a população.

O deputado federal Delegado Waldir (PR), que deu uma sumida do cenário político após a eleição municipal de 2016, segue no top 3. A novidade é o deputado federal Thiago Peixoto (PSD), que passou a ser mais atuante e priorizar posts culturais em seu Facebook. O parlamentar foge do convencional e usa suas redes sociais para opinar sobre temas atuais, como as medidas polêmicas do presidente norte-americano Donald Trump.

Devido à disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, o deputado Jovair Arantes intensificou as postagens nas redes sociais. Aparece bem colocado, com 21 pontos. Os vereadores Elias Vaz (PSB) e Jorge Kajuru (PRP) fazem de suas redes sociais plataformas para divulgar denúncias e cobrar governantes. Diariamente, Elias publica críticas e denúncias envolvendo a prefeitura de Goiânia e a repercussão é grande. Com 16 pontos, o senador Wilder Morais (PP) fecha a lista.

Ausentes

Presentes em listas anteriores, o vice-governador José Eliton, o prefeito Iris Rezende (PMDB) e o deputado federal Daniel Vilela (PMDB) desta vez ficaram de fora do ranking. Iris tem o costume de ser mais atuante apenas em época de campanha. No ano passado, suas redes sociais foram reativadas e recebiam diversas postagens diárias. Após assumir como o prefeito de Goiânia, a frequência de post diminuiu drasticamente e as postagens são restritas à agenda administrativa do peemedebista.

Assim como José Eliton, o deputado Daniel Vilela é pré-candidato ao governo de Goiás e também obteve desempenho ruim. Após sofrer uma onda de protestos em suas redes sociais no final do ano passado, por ser autor do projeto de lei que doaria patrimônio bilionário às empresas de telefonia, Daniel praticamente se ausentou do Facebook em janeiro e voltou a postar só final do mês. A falta de regularidade contribuiu para que ficasse de fora do ranking.

 

Veja a o ranking completo

Ronaldo Caiado

Interações = 9

Alcance = 10

Engajamento = 10

Influência = 29

 

Marconi Perillo

Interações = 8

Alcance = 9

Engajamento = 7

Influência = 24

 

Delegado Waldir

Interações = 7

Alcance = 8

Engajamento = 7

Influência = 22

 

Thiago Peixoto

Interações = 7

Alcance = 7

Engajamento = 8

Influência = 22

 

Jorge Kajuru

Interações = 7

Alcance = 7

Engajamento = 7

Influência 21

 

Jovair Arantes

Interações = 6

Alcance = 7

Engajamento = 8

Influência = 21

 

Major Araújo

Interações = 6

Alcance = 7

Engajamento = 6

Influência = 19

 

Alexandre Baldy

Interações = 5

Alcance = 7

Engajamento = 7

Influência = 19

 

Elias Vaz

Interações = 6

Alcance = 5

Engajamento = 7

Influência = 18

 

Wilder Morais

Interações = 4

Alcance = 5

Engajamento = 7

Influência = 16

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias