Política

Caiado enaltece orgulho do agro em São Paulo

Redação DM

Publicado em 18 de agosto de 2023 às 14:37 | Atualizado há 2 anos

Durante a realização do AgroForum, em São Paulo, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tornou-se o protagonista político do agronegócio. Exatamente por defender – há mais de 30 anos – o segmento e falar a língua do produtor rural, ele foi citado em vários momentos do encontro. Presença requisitada nos bastidores e nas janelas do AgroForum, Caiado falou da defesa e conquista de novos espaços. Mostrou que está atento à Agricultura 3.0, drones, Inteligência Artificial, pesquisas mais atuais e dinâmicas globais de produtividade. E mostrou seu passado – o primeiro parlamentar a se dedicar exclusivamente a esta bandeira.

A AgroForum está em sua 4ª edição e reúne o PIB do agronegócio brasileiro. Jovens produtores e atuais trocaram impressões positivas do gestor de Goiás, hoje um dos mais fortes nomes do segmento para pleitear a disputa da presidência em 2026.

Caiado chamou atenção por onde passava por dois fatores: 1) Ser governador que cresceu politicamente ao lado do agro; 2) Faz o mandato com a melhor aprovação no país. Ou seja, é um garoto propaganda positivo da política do agro.

Caiado destacou que a produtividade deve ter paz para expandir. Por isso falou de seu compromisso com a segurança no campo e a proteção dos direitos de propriedade – tema do momento, inclusive, uma vez que ele foi um dos convidados a participar da CPI do MST há dois meses.

Os governadores Mauro Mendes e Tarcísio de Freitas também participaram do painel ‘Brasil: Potência do Agronegócio’. Com um pouco mais de desenvoltura, Caiado tratou do crescimento da produção agrícola no país e da necessidade de remodelar a imagem do segmento com a demonstração de maior orgulho. “Precisamos mostrar para o mundo que temos conhecimento, que investimos nisso. Ninguém tem a mesma produtividade por hectare”. 

Para ele, é preciso mostrar os valores do agronegócio e seu compromisso real com a sociedade. “Nossa produção é motivo de orgulho. Este setor merece o nosso reconhecimento.”

“A agricultura de hoje é movida pela tecnologia 5G, por drones, robôs e técnicas avançadas de plantio, inclusive a medição precisa da acidez e quantidade de adubação”, disse, sendo aplaudido pelos mais jovens e veteranos.

Mauro Mendes endossou a defesa do agronegócio: “Temos setores competitivos no país, que exportam, mas nenhum com a dimensão e a importância do agro”.

Para reforçar a relevância do setor no cenário econômico nacional, Tarcísio – e também Caiado – conclamou os integrantes do segmento para que criem escudos contra narrativas prejudiciais que afetam a imagem do setor.

A visão detalhada de tudo que tem acontecido e o uso das nomenclaturas do campo deram ao goiano proeminência no encontro de São Paulo. Caiado tem sido relevante nos debates referentes ao Direito Agrário também dos produtores, sejam os empreendedores seja a agricultura familiar.

Segurança

Ao reforçar a defesa destes direitos, exemplificou ações de retaguarda: “Temos uma estrutura extremamente eficiente. As propriedades rurais são monitoradas numa sala de controle pelo Batalhão Rural”.

Para Caiado, o princípio da legalidade deve ser tratado com maior responsabilidade no país: “É inadmissível. Era deputado federal quando fizemos a normatização do direito de propriedade da terra produtiva. O cidadão não pode invadir uma propriedade. Quem faz isso está afrontando a lei, tem que ter o peso dela, que coíbe toda e qualquer invasão”.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia