Política

Caiado lidera ranking dos políticos goianos mais influentes das redes sociais

Redação DM

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 15:04 | Atualizado há 4 anos


A empresa R4 Marketing Digital realizou levantamento nas redes sociais dentre os dias 13 de novembro a 15 de dezembro para avaliar a proeminência dos políticos goianos nas redes sociais.
A reportagem divulgada pelo ”Diário da Manhã” no último dia 18, revelou uma consolidação dos nomes mais tradicionais que frequentam a arena pública e que em grande parte também apresentam maior presença nas mídias tradicionais.

Estas modalidades de pesquisa servem para avaliar o retrato de momento, através do recorte de popularidade digital do perfil em estudo.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) lidera as interações nas redes, marco consolidado desde meados da década passada, quando teve atuação destacada como senador da República. O gestor abrangeu novo público, quando optou pela defesa da ciência e da vacinação durante a pandemia de covid-19.

Já o segundo colocado, senador Jorge Kajuru (Podemos), que já atuou como cronista esportivo, tem ampla popularidade consolidada com aparições na tradicional mídia.

O terceiro colocado é o deputado Delegado Waldir (PSL), que tornou-se popular na imprensa nos anos 2010 e depois nas redes, devido às suas ações como agente de segurança pública.

O quarto colocado é o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), bolsonarista que tem apoio da guerrilha digital do presidente.

O deputado major Araújo (PSL) é o quinto colocado no estudo. Político polêmico de perfil opositor, ele também segue a mesma tendência do Delegado Waldir, de realizar a defesa das forças de segurança pública e buscar o debate dos temas de segurança.

Conforme a metodologia do estudo, o termo “Influência” tem como referência três fatores: engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets), alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações durante o período analisado) e regularidade (quantidade de publicações feitas durante o período analisado).

O ranqueamento leva em consideração a soma dos critérios Engajamento, Alcance e Regularidade e a proporcionalidade entre o número de seguidores e fãs do Facebook, Instagram e Twitter. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo. O resultado “Influência” é a soma dos três itens.



Campanha eleitoral de 2022
terá maior ênfase no digital

Não apenas de palanques vive o político atual. A presença nas redes sociais tem se tornado cada dia mais que imprescindível para sucesso nas urnas.
Em conversa com o publicitário Paulo Sérgio de Moraes, que é gerente de marketing da TV Goiânia Band, ele conta ao DM que o contato possibilitado pelas redes, como Instagram, Facebook e Twitter, traz mais proximidade e credibilidade junto ao eleitor.

Na entrevista, também analisa o perfil dos nomes mais populares até aqui para disputar as eleições de 2022. Veja a seguir, trechos do bate papo.

DM – Até que ponto é importante estar bem nas redes para um político?

Paulo Sérgio de Moraes – As redes sociais trazem uma proximidade das pessoas. É uma grande oportunidade do político gerar credibilidade junto ao eleitor mostrando sua rotina e o que de fato faz em favor da sociedade.

DM – Em Goiás, Caiado, Kajuru, Delegado e Major Vitor Hugo são proeminentes nas redes, segundo pesquisa que uma empresa de marketing digital fez pro DM. O que cada um tem de diferente? Kajuru, por exemplo, herda da mídia tradicional?

Paulo Sérgio de Moraes – Eles atuam no mesmo universo, tem o mesmo público, que acompanha o dia-a-dia dos políticos, só que cada um atua de forma diferente. O Caiado, por exemplo, pelo próprio status e cargo que ocupa, tem um Instagram com informações trazidas por uma equipe que passa as informações de acordo com sua agenda e feitos. O governador têm boa audiência, que deve ser composta de pessoas que buscam informações e jornalistas. Já Kajuru aplica uma linguagem popular na forma de se comunicar, em conjunto com técnicas de retenção de audiência. Usando frases fortes que chamam atenção, como: “eu denuncio, eu quer ver preso”, que gera curiosidade pelo assunto em questão. O senador se posiciona de forma agressiva (na fala) contra seus oponentes na política. Uma linguagem comum entre os apresentadores de televisão e rádio de programas populares. Já o Major Vítor Hugo, você percebe que ele mostra seu comportamento e condutas no cotidiano. Tem menos seguidores que Caiado e Kajuru. Mas tem números expressivos de engajamento.

DM – Redes sociais terão mais ou menos impacto em 2022?
Paulo Sérgio de Moraes – Em 2022, a atuação nas redes se tornará ainda mais forte. Temos acompanhado bastante políticos que já vem desenvolvendo uma presença constante no digital e cada vez mais estratégico.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia