Câmara de Goiânia aprova projetos em favor de pessoas com transtorno do espectro autista
DM Redação
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 16:39 | Atualizado há 5 minutos
A Câmara de Goiânia aprovou, na quinta-feira (11/09), projeto que cria a Casa do Autista, espaço voltado para atendimento em saúde, educação, terapia multidisciplinar e assistência social. O projeto oferece suporte integral aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), independentemente da idade, e inclui atenção especial a familiares, com grupos terapêuticos, oficinas e atendimentos psicológicos individuais. Musicoterapia passa a integrar oficialmente as terapias oferecidas.
Outro projeto aprovado impede a comercialização, transporte e uso de fogos de artifício com estampido no município. A medida preserva apenas fogos de efeitos visuais regulares. A iniciativa visa proteger pessoas com TEA, que apresentam hipersensibilidade auditiva, ao evitar crises de estresse, ansiedade e autolesão causadas pelo barulho intenso.
Os vereadores Dr. Gustavo (Agir) e Tião Peixoto (PSDB) destacam que o impacto do TEA afeta diretamente cuidadores e familiares. O projeto propõe acompanhamento psicológico e social, palestras e oficinas para fortalecer a rede de apoio, ao garantir melhor qualidade de vida e inclusão social.
As propostas seguem agora para sanção do Executivo Municipal e devem entrar em vigor nos próximos meses, ao beneficiar milhares de pessoas com autismo e suas famílias em Goiânia.
Foto: Pexels