Política

“Cenário para disputa ao governo está aberto”

Redação DM

Publicado em 12 de janeiro de 2017 às 01:53 | Atualizado há 10 anos

Nas eleições para o governo do Estado em 2018, não contará com a participação de Marconi Perillo (PSDB) que já foi reeleito. Possivelmente não terá também a presença de Iris Rezende (PMDB), que declarou que não deixará a Prefeitura de Goiânia para se candidatar ao governo. A senadora Lúcia Vânia (PSB), destaca que sem as duas principais figuras da política goiana, o cenário para alianças está totalmente aberto.

Para a parlamentar, que também presidente do PSB em Goiás, o partido que tiver um candidato competitivo e conseguir aglutinar forças terá boas chances de lançar um nome com condições de vencer o pleito. “2018 é outro quadro, outra realidade. Vamos ter um quadro para o governo do estado totalmente aberto para as alianças. Sem os dois líderes do estado na disputa, teremos um quadro nebuloso, com muitas possibilidades. Aquele partido que se estruturar melhor, tiver um candidato competitivo, terá mais chances”, afirmou.

A senadora destacou que ainda é muito cedo para definir qualquer tipo de aliança, pois alguns partidos deverão desaparecer com mudanças que poderão ocorrer a partir de uma Reforma Política. “É muito difícil a gente dizer com quem iremos fazer alianças, porque vamos passar por uma reforma política neste período. Nós não sabemos quais os partidos que vão se alinhar politicamente, ideologicamente. Teremos uma cláusula de barreira. Muitos dos partidos que hoje existem, deverão desaparecer com esta cláusula de barreira. Nós vamos ter novas alianças, que vão delinear o rumo futuro, sem a reforma política, fica difícil estabelecer com quem o partido vai se aliar ou se o partido terá condições de ter candidatura própria”, destacou.

Questionada se poderia ser o nome do PSB para a disputa, Lúcia Vânia, destacou que iria para a disputa se houvesse uma necessidade, mas que este não é o desejo dela. “Eu não posso negar, se houver alguma necessidade eu disputaria, mas este não é meu desejo. Não, acredito que tentaremos disputar o governo com candidatura própria. Esse é o meu desejo. O partido está muito aberto para as possíveis alianças futuras. Não posso definir meu futuro político ainda. Quero ver como as coisas vão se desdobrar para eu tomar uma posição.

Lúcia Vânia exerce, de forma inédita em Goiás, o segundo mandato como senadora, depois de integrar a Câmara Federal por cinco vezes. O nome de Lúcia Vânia é citado pelas lideranças políticas da base aliada do governo Marconi para concorrer novamente ao Senado Federal.

Ana Carla

Lúcia Vânia destacou ainda que filha dela, Ana Carla Abrão Costa, que está deixando a Secretaria da Fazenda de Goiás, tem vocação para a política, mas que não a preparou para este momento. “Eu acredito que ela tenha uma vocação muito grande para a atividade política. Se ela desejar terá todo o meu apoio. Acredito que ela tem toda a capacidade para disputar o governo do Estado. Se isto acontecer eu ficaria muito feliz, muito realizada. Embora eu não a tenha preparado para isso, mas ela tem um feeling muito bom para esta atividade política. Eu acho que se for a vontade dela e do povo do estado, ela terá a competência para disputar. Se ela quiser disputar o governo”, explicou.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia