Com articulação de Adib Elias, Governo de Goiás começa duplicação da GO-330
DM Redação
Publicado em 3 de setembro de 2025 às 10:13 | Atualizado há 14 horas
Após quatro décadas de espera e mobilização regional, a GO-330, entre Catalão e Ipameri, começa a ser duplicada. Resultado da articulação política do secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias (MDB), as frentes de trabalho se iniciam no trecho entre Catalão e Goiandira.
A ordem de serviço para as obras, que vão demandar investimentos de R$ 123,7 milhões, custeados pelo Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), foi assinada pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB) nesta quarta-feira, 03.“Estamos esperando essa obra há mais de quarenta anos aqui em Catalão.
É uma obra que foi feita ainda no primeiro governo do Iris Rezende Machado e agora nós estamos recebendo um presente muito valorizado: essa duplicação até Goiânia. É uma alegria, uma luta de todos nós e, acima de tudo, teve a participação efetiva do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. Com certeza isso vai mudar a história de toda a nossa região”, celebra Adib Elias, que fez da duplicação uma de suas principais bandeiras ao longo da carreira pública.
Ex-prefeito de Catalão e liderança histórica do sudeste goiano, Adib trabalhou pessoalmente para incluir a obra entre as prioridades do governo estadual e viabilizar os recursos necessários. O primeiro trecho autorizado abrange 11,7 quilômetros, entre o posto policial de Catalão e a GO-305, no trevo de Goiandira.
Além da duplicação, haverá alargamento da pista, implantação de nova pavimentação em três camadas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com 12 centímetros de espessura, execução de três alças de retorno e construção de uma ponte de 60 metros sobre o Córrego Cachoeirinha.
A obra tem início imediato e deve durar 24 meses. A duplicação foi dividida em três etapas. O segundo subtrecho ligará o trevo de Goiandira à ponte Veríssimo, enquanto o terceiro seguirá até o contorno de Ipameri. Com a conclusão integral, o investimento total ultrapassará R$ 400 milhões.
“Catalão é a quinta economia do estado, mas, acima de tudo, era a única cidade que não tinha uma ligação por asfalto e duplicação. Nós estamos conseguindo hoje uma grande obra que marca verdadeiramente a história econômica e política de Catalão”, acrescenta Adib Elias. Para ele, a duplicação é uma conquista que ressignifica o papel econômico do sudeste goiano.
A GO-330 é considerada um corredor logístico estratégico para Goiás. A rodovia conecta o sudeste goiano à capital e é fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial de uma região que concentra grandes montadoras de veículos, intensa extração de minérios e alta produtividade de soja e milho.