Combate à corrupção desacreditado durante governo Bolsonaro
Redação DM
Publicado em 2 de julho de 2021 às 12:34 | Atualizado há 5 anos
Um levantamento publicado pelo Exame/IDEIA revela que ao menos 45% dos brasileiros não acreditam que o governo de Bolsonaro combate a corrupção. A pesquisa mostra ainda que apenas 28% da população acredita neste combate.
De acordo com a publicação do IG, a CPI da Pandemia no Senado Federal para investigar as ações do Governo durante a pandemia foi a principal responsável por fazer com que os entrevistados tivessem essa percepção. O levantamento mostra ainda que 27% não souberam responder ao questionamento.
O fundador do instituto de pesquisa IDEIA, Maurício Moura, afirmou que a mudança na visão do eleitora está diretamente ligada ao episódio da compra da vacina indiana Covaxin e as denúncias dos pedidos de propina para a aquisição da AstraZeneca. Conforme as informações divulgadas um quinto dos entrevistados mudou de opinião sobre corrupção no governo de Bolsonaro na última semana.
O levantamento mostra ainda que pelo menos dois terços dos entrevistados estão acompanhando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e que ela está investigando o desvio de recursos. Além disso, a pesquisa mostra ainda que a avaliação de Bolsonaro não melhorou, e que depois dos escândalos de corrupção dentro do seu governo fez com que ele tivesse uma reprovação de 54%, e com apenas 23% da população aprovando a sua gestão.
A pesquisa foi feita entre os dias 28 de junho e 1º de julho, onde foram entrevistadas 1.248 pessoas por meio de ligações telefônicas e a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais.
Leia também:
- Arsenal prepara maior salário da história para contratar Vini Jr. do Real Madrid
- Petróleo cai mais de 6% após pausa nos ataques entre EUA e Irã
- Inmet emite alerta amarelo para baixa umidade do ar em Goiás nesta semana
- Romeu Zema tem candidatura à Presidência oficializada pelo Novo
- Câmera flagra momento em que carro bate em pedágio e mata motorista; veja vídeo