Comissão do Impeachment volta aos trabalhos nesta terça-feira
Diário da Manhã
Publicado em 2 de agosto de 2016 às 02:32 | Atualizado há 9 anosNesta terça-feira (2/8), a Comissão Especial do Impeachment volta com os trabalhos, apresentando o relatório final de Antônio Anastasia (PSDB-MG), para a fase de pronúncia da presidente afastada Dilma Rousseff.
Para a reunião está prevista apenas a leitura do relatório, enquanto a discussão e votação acontecerão nos próximos dias. O documento deve admitir a pronúncia da presidente afastada.
A pronúncia se trata do reconhecimento da existência de elementos suficientes para que Dilma Rousseff vá à julgamento. Na votação, serão apresentados dois votos em separado, com caonclusões diferentes das que forem apresentadas pelo relator.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) deve afirmar que Dilma Rousseff não cometeu crime de responsabilidade, contextualizando as circunstâncias que levaram ao seu afastamento. “Desde quando isso começou a ser gestado, desde o final das eleições, as coisas feitas, as articulações na Câmara, o posicionamento do ex-presidente da Câmara, do presidente interino, do PMDB, de líderes da oposição”, afirmou a senadora.
Na leitura do relatório, Anastasia deve apresentar parecer favorável ou contrário ao seguimento do processo. Na quarta-feira (3/8), ocorrerão os debates e, na quinta (4/8), a votação. Se o relatório for aprovado na votação de quinta-feira na Comissão Especial, deve seguir para ser votado em sessão prevista para a próxima terça-feira (9/8).