Coreia do Sul promete apoio a imigrantes presos em operação nos EUA
Redação Online
Publicado em 6 de setembro de 2025 às 18:54 | Atualizado há 5 horas
O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, afirmou neste sábado (6) que seu governo dará apoio total aos cidadãos sul-coreanos detidos durante uma operação de imigração em uma fábrica de baterias da Hyundai, no estado da Geórgia (EUA).
Na ação, realizada pela agência de imigração americana (ICE), cerca de 475 trabalhadores foram presos, dos quais mais de 300 eram sul-coreanos. Trata-se de uma das maiores operações já realizadas em uma indústria local.
Segundo Lee, os direitos dos cidadãos e os interesses das empresas sul-coreanas “não podem ser prejudicados durante os processos legais”. O governo de Seul anunciou a criação de uma equipe especial para acompanhar os casos, com possibilidade de envio de representantes a Washington.
A prisão em massa ocorre em meio a negociações comerciais bilionárias entre os dois países, envolvendo investimentos da Coreia do Sul em território americano. A ação gerou preocupações sobre os impactos diplomáticos e sobre a segurança jurídica para empresas estrangeiras que operam nos Estados Unidos.