Política

CPI dos Atos Antidemocráticas aciona STF para obter informações do Ministro da Justiça

Ismael Guedes

Publicado em 1 de agosto de 2023 às 13:56 | Atualizado há 4 meses

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os acontecimentos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro decidiu nesta terça-feira (1º/8) para acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de obrigar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a fornecer as informações solicitadas pelo grupo.

A solicitação à Corte foi feita após Dino negar o acesso às imagens das invasões de prédios públicos em Brasília. O ministro alegou que somente a Justiça poderia disponibilizar informações que fazem parte de uma investigação em andamento.


		CPI dos Atos Antidemocráticas aciona STF para obter informações do Ministro da Justiça

Fonte: Reprodução


“É inadmissível que tudo o que faz parte dos inquéritos não possa ser compartilhado com esta CPMI. Como presidente deste colegiado, tenho a obrigação de preservar sua integridade e autoridade, não podendo aceitar que as partes simplesmente se recusem a cooperar”, afirmou o presidente da CPI, Arthur Maia (União-BA).

Nesta terça-feira, a CPI retoma suas atividades com o depoimento de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os parlamentares solicitaram as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto para aprofundar as investigações sobre os atos de vandalismo contra prédios públicos em Brasília.

Cabe ressaltar que as imagens do Palácio do Planalto foram disponibilizadas para a CPI mediante decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias