Política

Criminalista renomado lutará por vaga na Câmara Federal

Redação DM

Publicado em 22 de maio de 2018 às 02:47 | Atualizado há 7 anos

O Tribunal do Júri é protagoni­zado pela atuação de muitos ad­vogados que construíram histórias na defesa e também na acusação de pessoas envolvidas no mundo do crime. Fundamentados na pre­missa de que todo cidadão tem di­reito à defesa, independentemente do crime que porventura tenha co­metido, neste sentido existem tam­bém inocentes que são envolvidos em determinadas tramas crimino­sas e pagam injustamente por cri­mes que não cometeram.

Por isso, o número significativo de advogados que se aperfeiçoam nes­te ramo do direito e são referências para as novas gerações, tais como: Márcio Thomaz Bastos, Pierpao­lo Cruz Bottini, Antonio Carlos de Almeida Castro, Sérgio Bermudes, Pedro Calmon, Safe Carneiro en­tre outros. Além desses, no passado, vale relembrar os seguintes nomes: Evandro Lins e Silva, Basileu Garcia, Nilson Curado e outros. O saudoso Nilson Bernardes Curado foi, sem dúvidas, um dos melhores de Brasí­lia e tornou-se conhecido nacional­mente em sua atuação no Tribunal do Júri. Faz parte da nova geração de advogados especializados nesta área, o dr. Leandro Nardy, com escritó­rio estabelecido no DF há seis anos.

Casado com a conhecida dele­gada de Polícia Civil, dra. Francia­ne Procópio Nardy, o dr. Leandro já atuou em 66 júris e absolveu a maio­ria de seus clientes. Parceiro do ju­rista Welligton Freitas, o dr. Leandro nos recebeu no seu elegante escritó­rio para falar de sua luta árdua e diá­ria no mundo da advocacia crimi­nal e também do seu projeto rumo ao Congresso Nacional, quando dis­putará uma vaga na Câmara Fede­ral pelo PSDB de Brasília. O Advoga­do disse: “Apesar de ter feito a prova da OAB na opção do direito civil, na prática me apaixonei pelo direito pe­nal e fiz especialidade na atuação do TribunaldoJúri. LánaTribunadoJúri me sinto à vontade para defender o cidadão, pois todos têm o direito de defesa. Faço meu trabalho com mui­ta dedicação, onde a sensibilidade é fundamental. Trata-se de uma área muito melindrosa, onde muitas ve­zes o acusado tem seu direito nega­do injustamente, e a lei precisa fun­cionar de forma efetiva e igual para o pobre e para o rico. Já defendi de­zenas de clientes oriundos da classe menos favorecida, que com muita di­ficuldade, por meio de suas famílias, nos contrataram. A uma boa parte, conseguimos impedir que passasse o resto de suas vidas na prisão. Ab­solvemos a maioria em nossa atua­ção no Tribunal do Júri durante seis anos de trabalho. Nesta seara vale lembrar o pensador Mark Twain: “O bomjulgamento vem da experiência. E de onde vem a experiência? A ex­periência vem do mau julgamento.”

Questionado sobre a Operação Lava-jato, o jovem jurista brasiliense afirmou: “Eu fico muito feliz ao ver um jovem juiz como o Sérgio Moro no comando da maior operação de lavagem de dinheiro e corrupção em nosso País. A Lava-jato muda de for­ma muito forte, e para melhor, o cur­so de nossa história. Em 518 anos de existência, o jeitinho brasileiro de le­var vantagem em tudo permitiu que a corrupção se institucionalizasse. Fe­lizmente apareceram jovens como Moro e Deltan Dallagnol, que estão dando um basta na corrupção e ser­vindo de exemplo para diversos paí­ses onde o desmando e o crime or­ganizado imperam e ditam as regras. Moro e sua turma estão fazendo o de­ver de casa e limpando o nosso país, que é próspero, e na maioria consti­tuído de trabalhadores. São bilhões de reais desviados, enquanto a saú­de pública está na UTI; a segurança pública tornou-se decadente e o ín­dice de desemprego aumenta a cada dia. Além disso, a educação passa por dificuldades enormes, e o nú­mero de repetências nas escolas de Ensinos Fundamental e Médio re­presenta um dos maiores retroces­sos na história da educação em nos­so país. Tudo isso é consequência da corrupção, dos desmandos e da má gestão pública”, arrematou.

Referente ao seu projeto políti­co, Leandro Nardy afirmou: “Sou fi­liado ao PSDB de pessoas honradas, como o saudoso governador de São Paulo Mário Covas; o nosso queri­do ex-presidente Fernando Henri­que Cardoso; o ex-governador de São Paulo Geraldo Alkmin, e meu lí­der em Brasília, Izalci Lucas. A pedi­do de amigos, de clientes, do depu­tado Izalci, que é meu candidato ao Governo de Brasília, eu resolvi co­locar o meu nome ao dispor da ci­dade que me acolhe há doze anos. Não sou político, mas estou prepa­rado para ajudar a elaborar leis que livrem o País da corrupção e pro­mova desenvolvimento sustentá­vel. Estou ao lado de Izalci que será, se Deus quiser, o próximo governa­dor de Brasília”, concluiu.

 

 

Lá na Tribuna do Júri me sinto à vontade para defender o cidadão, pois todos têm o direito de defesa”

 

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia