Criticados por populismo, Iris e Waldir evitam debate da 730 AM
Redação DM
Publicado em 10 de agosto de 2016 às 12:04 | Atualizado há 9 anosO debate da rádio 730 AM, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), não contou com a participação dos prefeitáveis Iris Rezende (PMDB) e Delegado Waldir (PR).
Apesar de elogiar o trabalho da imprensa durante o lançamento do candidato à vice de Major Araújo, o candidato peemedebista não compareceu ao debate.
Iris participa do processo eleitoral após decidir de última hora, como é de costume, disputar mais um processo eleitoral.
Já o delegado Waldir optou também em não comparecer, apesar de garantir que estaria presente, através de reunião prévia com os organizadores do debate.
O republicano foi questionado, mesmo não estando presente. O mediador fez questão de ressaltar em público que ele concordou em participar do debate. O mesmo ocorreu com o candidato do PMDB.
O encontro e os bastidores do evento começou com questionamentos quanto ao estilo dos líderes das pesquisas chamados de populistas pelos adversários e também cientistas políticos.
Em sua rede social, Facebook, o candidato da Rede Sustentabilidade, Djalma Araújo, deu indiretas aos dois candidatos: “Parece que Delegado Waldir e Iris Rezende não pretendem participar do debate da Rádio 730. Acho isso desconcertante para a democracia. Acho isso, leitor e ouvinte, um desrespeito com você. Os candidatos de Facebook, os candidatos que se escondem nas redes sociais, você sabe bem quem, precisam ser desmascarados. Desconfie dos candidatos que só prometem o título e não te dão a matéria, os candidatos dos bordões, das frases feitas. Tem candidato agora que no passado disse que resolveria o problema do transporte público em seis meses e que asfaltaria todas as ruas de Goiânia. Tem candidato que promete acabar com a violência, mas todos sabem que o problema é crônico e se ele fosse esse bambambã na área da segurança pública já era ministro da Justiça. Desconfie”.
Após as críticas nas redes, o clima começou ameno no debate.
BLOCOS
No primeiro bloco, representantes da OAB, profissionais da rádio e uma adolescente que atua no Programa Jovem Aprendiz realizaram questionamentos aos indicados pelos partidos.
O candidato Flávio Sofiati (Psol) disse que vai enfrentar as empresas do transporte coletivo, Djalma Araújo (REDE) defendeu o esporte como inclusão social, Adriana Accorsi (PT) falou em segurança preventiva através da atenção às crianças, Francisco Júnior (PSD) defendeu as conquistas da base aliada ao governador Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso (PSB) falou de desenvolvimento econômico.
Na primeira alfinetada, Djalma Araújo perguntou se Adriana Accorsi dará continuidade à gestão de Paulo Garcia, considerada ruim pela população. A resposta de Adriana: “Sou candidata de Goiânia. Acredito que todo candidato deve continuar ações independente de partidos. Minha referência é a gestão do meu pai”, disse.
Djalma replicou: “Nós temos 20 mil crianças fora do CMEI, candidata. Seu prefeito prometeu 81 e não fez. Fez um túnel lavajato de R$ 10 milhões. Como vai dar continuidade a uma coisa dessas? Seu prefeito gasta R$ 90 milhões com teleconsulta. É necessário que seja mais contundente, candidata. Você não me convenceu”.
Depois Djalma provocou Fransciso Júnior, como o “candidato do governador Marconi Perillo”. Francisco elogiou o tucano e disse que tem orgulho de ser representante de Perillo, elogiando sua disposição em investir em Organizações Sociais.
No decorrer do debate, Vanderlan Cardoso disse que investirá em vários polos de desenvolvimento econômico, inclusive em distritos industriais.
A maioria dos candidatos reclamou a ausência de Iris e Waldir e elogiou a rádio 730 AM por realizar um debate em que chamou todas as linhas ideológicas que disputam o Paço.
Na segunda-feira, a rádio Interativa FM tentou também realizar um debate, convidando Iris e Waldir, mas não teve a presença dos mesmos. Todavia, não convidou candidatos de esquerda, como Sofiati e Djalma Araújo, eixando com que apenas os candidatos repreentantes dos governos municipal e estadual participassem.