Dados do Saego mostram crescimento da educação em Goiás
Redação DM
Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 15:29 | Atualizado há 1 ano
Goiás registrou um avanço significativo durante o ano de 2023 principalmente nas matérias de Português e Matemática, tanto para o 9º do Ensino Fundamento quanto para a 3º série do Ensino Médio. Os dados que são do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) foram divulgados durante uma coletiva de imprensa na manhã de hoje, 15, pela secretária de Educação, Fátima Gavioli.
Além dos dados do Saego a pasta elencou os investimentos feitos durante o ano de 2023 e divulgou também o uniforme para o próximo ano. Embora os dados divulgados mostre o crescimento acima da média nacional, a secretária lembrou que trabalha com o intuito de aumentar o nível de proficiência. A diretora pedagógica da Seduc, Alessandra Oliveira de Almeida, indicou que os dados coletados mostraram realmente esse avanço na educação em Goiás, e que o mesmo geralmente era colhido em outubro e entre o final do ano e o início do próximo que era possível ter acesso a esses resultados.
Uma das palavras mais usadas tanto pela diretora pedagógica como pela secretária foi equidade. “É importante desde o início salientar que a secretaria ela sempre preocupa com equidade de aprendizagem. E quando a gente pensa em equidade, é importante desenvolver estratégia para todos os grupos de estudantes, desde o nível mais abaixo do básico, do básico, porquê a maior parte de estudantes é encontrada em nível abaixo do básico e no básico como a grande maioria dos estados do país”, pontua a diretora.
De acordo com Alessandra, a secretaria do Estado de Goiás focou na produção de material didático voltado para esse grupo que precisa de mais ajuste, esse grupo mais vulnerável. “Nós trabalhamos com formação desses professores. Com os professores de Língua Portuguesa e Matemática, que são os componentes que geram esses dados de proficiência, tivessem a oportunidade de passar por essa formação, passar por material didático, passar por monitoramento de ensino e de aprendizagem. As escolas tem seus próprios instrumentos voltados para ações de recomposição, que é olhar para essas vulnerabilidades. Então a gente resolveu que em 2024 nós focaríamos nesse grande grupo de estudantes que se encontravam em baixo do básico e no básico”.
Alessandra pontua não apenas a questão dos resultados terem sido positivos, mas o fato deles mostrarem que Goiás pode trabalhar com equidade. “Então agora tivemos nessa semana, os resultados e percebemos que Goiás está no caminho certo, nossos dados foram muitos bons, nossos resultados foram bons, e a gente percebe que a gente consegue trabalhar com equidade, nós estamos conseguindo fazer esse movimento pra cima, com os resultados e em todas regionais, e isso é o mais importante pra gente. A gente não quer que cresça uma, duas, metade das regionais, nós queremos todas as regionais do norte, do sul de Goiás, na mesma posição que é pra cima”.
A secretária Fátima Gavioli afirmou que a rede pública comemora os resultados, que, segundo ela, foram extremamente satisfatórios.
“Houve um compromisso por parte dos professores e de toda a rede estadual, e hoje a gente vê que as crianças estão entrando, com força, nos índices de proficiência”, disse.
Em relação às dificuldades dos estudantes em relação à matemática, Fátima ressalta que a forma que o estado tem encontrado, foi ampliar a carga horária de português e matemática.
“Nós fazemos isso dese 2019, mas o efeito disso começou a partir de 2022, porque essas crianças ficaram dois anos em casa. Então a nossa realidade hoje é uma matriz curricular e uma diretriz pedagógica voltada para o ensino dessas duas disciplinas, além de projetos e programas que possibilitem, por meio dos equipamentos tecnológicos, aulas disponibilizadas, chamadas de recomposição da aprendizagem”, alegou.
Fátima fez questão de ressaltar que os dados coletados e divulgados hoje mostram o crescimento de Goiás, e que os números coletados por meio do Saego estão acima do nível nacional. Antes de falar sobre o crescimento em si, Fátima fez questão de ressaltar que especialistas em educação e até mesmo ela, chegaram a afirmar que seria preciso cinco anos para restabelecer a questão de aprendizagem, a qual foi prejudicada pela pandemia.
“Especialistas apontavam que seriam necessários cinco anos para restabelecer o crescimento da aprendizagem, até mesmo eu falei isso. Mas, os dados que nós estamos divulgando hoje, mostram que Goiás conseguiu fazer isso em dois anos e agora nós queremos avançar para aumentar esse nível de proficiência”.
Questionada sobre se alguma região se destacou no Saego, a secretária lembrou da cidade de Formosa no Entorno do Distrito Federal, e lembrou que o município e a região é uma das que vai ter que ser estudada para entender melhor o crescimento que foi um dos maiores segundo os dados. Outros municípios também foram lembrados pela titular da pasta, entretanto, Fátima focou em dizer que Goiás está colhendo os frutos do trabalho feito pela Secretaria.