Daniel: mais investimentos em tecnologia para área da Saúde
Redação
Publicado em 11 de abril de 2018 às 02:56 | Atualizado há 7 anos
O pré-candidato a governador de Goiás pelo MDB, deputado Daniel Vilela, defendeu investimentos em inovação e Tecnologia da Informação para resgatar a qualidade do atendimento na área da saúde em Goiás. O emedebista falou sobre isto a empresários em sabatina realizada na pela Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), realizada na última segunda-feira.. “Temos que investir mais em Tecnologia da Informação para garantir agilidade e acessibilidade para o cidadão, universalizando, por exemplo, o prontuário eletrônico. Os pacientes e servidores da área também têm que ter em mãos informações em tempo real sobre vagas, disponibilidade de atendimento e outras informações importantes, para evitar peregrinações desnecessárias”, afirma Daniel Vilela, lembrando que a modernização do sistema ainda vai economizar recursos públicos ao evitar procedimentos repetidos e garantir maior assertividade nos tratamentos. “Tem ainda o ganho em transparência dos gastos”, acrescentou.
PESQUISA
Pesquisa Serpes/O Popular trouxe nesta terça-feira (10) a informação de que a saúde é justamente a área na qual o atual governo do Estado mais tem deixado a desejar. Segundo o levantamento, esta é a opinião de 53,1% dos goianos. “Pelo diagnóstico setorial que estamos elaborando para o Estado, não havia dúvida de que a saúde era uma das áreas mais críticas. Isto só reforça nossa percepção de que o governo investe mal e também a necessidade de uma maior fiscalização sobre o trabalho das OSs, que recebem fortunas do Estado”, diz Daniel.
REUNIÃO
Na reunião na Adial, o deputado também afirmoue que vai propor a adoção de aplicativos que disponibilizem à população informações em tempo real sobre a rede pública de saúde, possibilitando agendamento online de consultas e a disponibilidade de especialistas para consultas. “Hoje quase todo mundo tem em mãos um smartphone e poder contar com as primeiras informações básicas, como as especialidades disponíveis em determinadas unidades, fila de espera, além do agendamento online, já agiliza muito a vida do cidadão”, explicou, destacando que para essas inovações funcionarem, a rede pública também precisa de mais investimentos em estrutura e equipamentos, especialmente no interior do Estado. “Temos de adotar uma política mais efetiva de descentralização”.
GESTÃO
O deputado contou aos membros da Adial que formou há alguns meses um grupo de especialistas em diversas áreas, incluindo a saúde, para elaborar um projeto de gestão a ser apresentado próximo ao período eleitoral. Além dos investimentos em tecnologia, buscando sempre agregar eficiência ao setor público, Daniel também defendeu um diálogo mais próximo do governo com o setor produtivo. “A relação do governo com o empresariado nos últimos anos tem sido só no sentido de cobrar mais impostos para fechar as contas. No meio de uma crise econômica como a que o Brasil ainda está superando, esta política de reajustes pode ser fatal para o empreendedor”