Dia D aos prefeitáveis
Redação DM
Publicado em 25 de julho de 2015 às 00:43 | Atualizado há 2 anos
Os 32 partidos registrados no Brasil já saíram às ruas em busca de filiações para a disputa às prefeituras e câmaras municipais. Em Goiás, PSDB, PP, PSD, PTB, PDT, PMDB, PT – as maiores legendas – já promoveram encontros regionais para estimular filiações de potenciais candidatos às eleições de 2016.
A data-limite de filiação para os pretendentes a cargos eletivos é 30 de setembro. Por isso, a corrida, tanto na Capital quanto no interior, tem sido intensa. Os partidos se interessam principalmente por nomes representativos da sociedade para um eventual lançamento de candidatura a prefeito.
O presidente estadual do PSDB, Afrêni Gonçalves, marcou para o início de agosto reunião da executiva para formatar calendário dos encontros regionais. “Vamos para o interior, conversar com as lideranças e filiar pessoas de expressão das comunidades, para lançá-las à disputa de prefeito e vereador”, diz o dirigente tucano.
Afrêni Gonçalves adianta que o PSDB tem hoje, em Goiás, 52 prefeitos e a meta é a de ampliar o quantitativo para 100 e dobrar o número atual de vereadores, que é de 347. “O PSDB é uma legenda estruturada nos 246 municípios, ocupa o governo do Estado e é exemplo de gestão criativa e inovadora. Por isso, esperamos conquistar um resultado expressivo nas eleições do ano que vem”, ressalta o presidente.
Afrêni Gonçalves lembra que a ação administrativa do governador Marconi Perillo contribui para fortalecer o PSDB em todo o Estado. “O trabalho administrativo de Marconi revigora o PSDB, pois a comunidade, nos municípios, reconhece a qualidade da gestão tucana, em todas as áreas.”
O vice-governador e presidente estadual do PP, José Eliton, inicia, em agosto, uma maratona de visitas aos municípios goianos, para estimular a filiação de pessoas representativas da sociedade civil. “Temos recebido boas notícias, com a filiação de lideranças políticas ao PP e que irão disputar mandatos de prefeito e vereador.” José Eliton revigora o PP, de olho na sucessão estadual de 2018, quando deverá ser o candidato da base do governador Marconi Perillo ao Palácio das Esmeraldas.
O presidente estadual do PSD, Vilmar Rocha também quer iniciar um périplo pelos 246 municípios goianos, exatamente de cuidar de filiações de pretensos candidatos a prefeito e vereador. “Tem muita gente qualificada disposta a entrar na vida pública, inclusive disputando mandato eletivo. O nosso partido tem estimulado essas pessoas a participar do processo político-eleitoral.”
O deputado federal e presidente estadual do PTB, Jovair Arantes, vai percorrer todas as regiões do Estado, a partir de agosto, para tratar de novas filiações. “Para chegarmos revigorados em 2018, temos que ter uma boa base municipalista. É o que esperamos conquistar na disputa pelas prefeituras e câmaras municipais em Goiás.”
O presidente estadual do PDT, George Morais, também programa encontros regionais para “abrir” o partido às novas lideranças políticas. “Queremos ampliar o número de prefeitos e vereadores do PDT nas eleições do ano que vem. Para isso, vamos conversar com as lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada.”
O presidente estadual do PMDB, Samuel Belchior, diz que o primeiro passado para buscar candidatos competitivos a prefeito foi dado pelo seu partido: todos os 246 diretórios municipais foram extintos e formadas comissões provisórias. “Desta forma, o PMDB se recicla, se revigora, acaba com os feudos e permite a chegada de novas lideranças políticas, prontas para a disputa eleitoral de 2016”. Dos 55 prefeitos, 21 deixarão o PMDB, já que, segundo Belchior, não estão “comprometidos” com o projeto de fortalecimento da legenda em Goiás.
O presidente estadual do PT, Ceser Donisete, afirma que o seu partido já realizou, de janeiro a março, 13 encontros regionais em Goiás, tendo como principal meta a filiação de novos quadros. “Temos hoje 14 prefeitos no Estado. Queremos dobrar esse número.”
