Política

Dilma Rousseff sem votos para impeachment

Redação DM

Publicado em 30 de outubro de 2015 às 23:46 | Atualizado há 11 anos

Um levantamento realizado nesta sexta-feira, 30, pelo Datafolha aponta que, de 324 deputados federais entrevistados pelo instituto, quase metade deles (45%) entende que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deveria renunciar ao cargo. A outra metade, por outro lado, ou defende que o peemedebista permaneça (20%), ou não se posicionou sobre o assunto (30%).

Cunha é investigado no âmbito da Operação Lava Jato, sob acusação de manter contas secretas no exterior abastecidas com dinheiro supostamente desviado da Petrobras. O peemedebista nega e tem repetido em público que não cogita renunciar à presidência da Câmara. Cunha também é quem está conduzindo o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara.

Nessa quinta-feira, o peemedebista confirmou que vai definir em novembro se vai deferir ou não os pedidos de impeachment contra Dilma que foram protocolados na Casa. “Vamos, no curso do mês de novembro, tomar uma decisão. Mas não vamos estimular o debate”, disse o peemedebista ao Estado.

O Datafolha também questionou os parlamentares sobre a hipótese de votar pela cassação de Cunha. Mais da metade (52% dos deputados) não se posicionou. Disseram que votariam pela cassação do peemedebista 35% dos parlamentares e 13% afirmaram que votariam contra. A pesquisa, que ouviu 63% dos deputados, foi realizada entre 19 e 28 de outubro.

Ainda segundo a pesquisa entre 324 deputados ouvidos pelo instituto, 39% disseram que votarão a favor se o pedido de impeachment chegar ao plenário. Outros 32% afirmam que votarão contra. E quase 1/3 – 29% – não se posicionou. Os resultados apontam que nem oposição nem o governo teriam votos para decidir a abertura do processo do impeachment.

O Datafolha também ouviu 51 senadores e o maior grupo, 43%, votaria contra o impeachment da presidente. Já outros 37% têm intenção de votar a favor enquanto outros 20% não se posicionaram.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia