Diretores mostram a Iris “caos financeiro e bens sucateados”
Redação DM
Publicado em 7 de fevereiro de 2017 às 01:06 | Atualizado há 8 anos
O prefeito Iris Rezende (PMDB) teve demorado encontro, ontem, com o presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Denes Pereira, e diretores, para se inteirar da realidade administrativa e financeira e das providências tomadas no primeiro mês de sua gestão.
Na reunião o presidente Denes Pereira relatou que a situação da companha é crítica, preocupante. Ele disse que imaginava encontrar a Comurg em uma situação difícil, mas não tão grave, como corre. “A cada momento que vai pegando balancetes, vendo a realidade financeira, os patrimônios da empresa, de máquinas, de caminhões, você assusta cada dia mais.”
O dirigente relatou a Iris Rezende que todos os fornecedores haviam cortado o fornecimento da empresa. “Temos uma frota própria de 60 caminhões compactadores, que coletam lixo, mais sete locados e estamos até pedindo mais sete para dar conta da demanda. Mas dos 60 caminhões da empresa, havia 16 ou 17, funcionando. Mais de 40 caminhões no estaleiro, sem botar as rodas no chão. Quer dizer, sem pneus e peças que os fornecedores deixaram de fornecer. Toda manutenção tinha parado. Como você coloca esses caminhões pra rodar do dia pra noite? Não é fácil”.
O diretor administrativo financeiro, Nailton de Oliveira, disse ao prefeito que pediu prazo para reprogramar o pagamento das dívidas com fornecedores e prestadores de serviços. “O que for entregue dentro da gestão do prefeito Iris Rezende vai ser pago. E os empresários, sabendo da credibilidade do prefeito, mais do que depressa voltaram a fornecer. A maioria, com muita dificuldade financeira, voltou a fornecer. Então já conseguimos colocar mais de 60%, 70% dos caminhões rodando.” Nailton revelou que R$ 4,5 milhões estão sendo cortados do déficit mensal de gastos de R$ 9 milhões. Foram exonerados 580 servidores comissionados para reduzir os gastos com a folha de pessoal.
FUNÇÕES
Nailton de Oliveira assegurou que houve redução de despesas com telefone, carros, combustível, horas extras. Segundo ele, havia servidores com desvio de funções e muitos que recebiam sem trabalhar. “Estamos arrumando a casa, cortando gastos, colocando a companhia para funcionar, conforme orientação do prefeito Iris Rezende”.
Iris Rezende foi informado que a coleta de lixo, que estava defasada, foi colocada em ordem.
Após o relatório da direção da Comurg, o prefeito reafirmou o compromisso com o enxugamento da companhia, sob o argumento de que a população espera serviços públicos de qualidade, principalmente em relação à coleta de lixo, limpeza de lotes e urbanização de praças e manutenção de parques e jardins.
Iris Rezende disse que recebeu a prefeitura de Goiânia em total “desacalabro financeiro”, mas que, pelo seu perfil de gestor, já comprovado em administrações anteriores, em seis meses a casa estará totalmente arrumada.