Política

Divino Lemes toma posse como novo prefeito de Senador Canedo

Diário da Manhã

Publicado em 31 de dezembro de 2016 às 00:04 | Atualizado há 8 anos

Com 21.382 votos, o que representa 42,07% da votação válida, Divino Lemes foi eleito o novo prefeito de Senador Canedo. A posse do novo gestor municipal e dos 13 vereadores para o pleito de 2017/2020 será neste domingo, 1º janeiro, às 8h.  A solenidade vai reunir autoridades e a comunidade na Praça Criativa Central. Senador Canedo entra na sétima legislatura, desde a sua emancipação política.

O economista e produtor rural Divino Lemes foi o primeiro subprefeito eleito de Senador Canedo, em 1985. Eleito também o primeiro prefeito da cidade em 1989. Ex-professor, seu primeiro cargo político foi de diretor da Escola Estadual Pedro Xavier, em 1983. Nascido em Bela Vista e casado com a ex deputada estadual Laudeni Lemes, Divino mora em Senador Canedo desde a juventude. Atualmente é filiado ao partido Partido Social Democrático (PSD).

Divino Lemes assume a Prefeitura, após 12 anos de sua última gestão. Com vitória expressiva nas urnas, o político afirma que vê com grande responsabilidade a escolha do eleitor pelo seu nome.  “ O maior desafio é atender bem as pessoas, elencar boas ações com uma meta de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explica.  O prefeito eleito cita também que o motivo de muitos confiarem em seu nome está pelas suas escolhas quanto à cidade e a população. “Sempre estou em Senador Canedo, moro aqui, tenho família e amigos, minha vida está no município”.

A Coligação Todos por Canedo vitoriosa nas urnas, também teve a maior parte na Câmara Legislativa. Formada pelos partidos PSD / PHS / PRTB / PC do B / PTC / PMN / PTN / PROS, foram eleitos 7 candidatos dos 13 nomes que assumem a Câmara Municipal de Senador Canedo. Porém o prefeito, afirma que apesar de importante o apoio legislativo não influenciará o trabalho exercido pela Casa das Leis. “ Não vou atropelar o papel crítico e as obrigações dos demais poderes”.

O novo gestor explica que parcerias vão ser importantes para as ações executadas na Prefeitura, como também do governo estadual e federal.  “ A segurança pública e a educação vão ser algumas das áreas primordiais de investimento. E precisamos de parcerias. Uma segurança real e uma educação que atenda bem a comunidade, novas vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil e Escola de Tempo Integral’.

 Primeiras ações

Divino Lemes explica que o espaço urbano será focalizado em seus primeiros atos como prefeito. “ Vamos limpar a cidade, principalmente pelo risco em que lixo e chuva podem ocasionar na saúde pública. Melhorar a mobilidade urbana, aprimorar o atendimento da população, deixando mais próxima da administração. Avançar em todos aspectos, contribuir para qualidade de vida da população”. O gestor afirma que pretende deixar uma marca de trabalho neste novo pleito. “São inúmeros benefícios que quero buscar para Senador Canedo”, afirma.

Na última vez em que deixou a Prefeitura, em 2004,  a cidade possuía, segundo o IBGE cerca de 60 mil moradores, a estimativa é que 102 mil pessoas moram em Senador Canedo. A cidade, que abriga o maior Pólo Petroquímico do Centro-Oeste, tem investimentos em diversas áreas econômicas, três grandes áreas populacionais, formada pelas regiões do Jardim das Oliveiras, Central e Vila Galvão. O gestor diz que vê o crescimento da cidade e seus desafios com motivação. “Temos uma outra realidade, uma cidade que cresceu e tem outros problemas, porém aumentaram também os recursos para sanar as dificuldades”. Ao tomar posse o economista prometeu assumir a Prefeitura de forma vigilante, de trabalho e compromisso de melhorar a cidade, principalmente a vida das pessoas que escolheram o município como moradia ou mesmo para investir. “Quero em 48 meses de gestão ajudar a população, de forma humana e dedicada a fazer Senador Canedo um lugar bom para o canedenses”.

Câmara de Vereadores

Nas últimas eleições municipais, oito parlamentares disputaram a reeleição, sendo reeleitos Eliel José (2º mandato), Roberto Moreira (Betim), 2º mandato, e Vilmar Lima (3ºmandato). Tomaram posse os vereadores novatos: Carpegiane Silvestre (PROS),  D’Mel (Solidariedade), Dieguinho (PRTB), Luiz da Saúde (PRTB), Márcio Polo (PP), Rosalvo de Souza (PSDC), Rodrigo Rosa (PRTB) e Sérgio Bravo Júnior (PROS).  Os vereadores Wander David (PTC) e Reinaldo Alves (PRTB) já são veteranos na Casa. Ambos estão retornado para o exercício do terceiro mandato.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias