Política

Esquerda terá nomes para governo estadual

Redação DM

Publicado em 23 de fevereiro de 2018 às 04:23 | Atualizado há 1 ano

O Partido dos Trabalhadores vai lançar um candidato a governador e formar uma chapa majoritária com outros partidos de esquerda e centro-esquerda – PDT, PSB, PSol e PCdoB. A presidente estadual do PT, Kátia Maria Santos, afirmou ao Diá­rio da Manhã que a decisão foi to­mada após uma reunião da Comis­são Executiva estadual e posterior respaldo da presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffman.

O próximo passo é definir os no­mes, que devem ser anunciados até abril. “Vamos entrar na fase de dia­logar nomes internamente e vamos continuar dialogando com os par­tidos de esquerda”, anunciou Kátia Maria. Os outros partidos da cha­pa poderão lançar candidatos para vice-governador, dois senadores e dois suplentes de senador, totali­zando oito nomes na chapa.

Um dos motivos da candidatura própria do PT foi a inviabilidade de uma aliança com o MDB e seu pré­-candidato Daniel Vilela, devido ao contexto político nacional. A presi­dente estadual do Partido dos Tra­balhadores já havia afirmado ao O Popular que a prioridade da sigla é criar um palanque para possível candidatura do ex-presidente Lula.

A Rede Sustentabilidade tam­bém cogita a possibilidade de lançar um candidato próprio, mas a ques­tão ainda não foi decidida, informa ao Diário da Manhã a professora universitária e porta-voz da Rede em Goiás, Eva Cordeiro. Apesar de já terem dois possíveis nomes – um delegado da Polícia Federal e um procurador da República apo­sentados – o fato de serem um par­tido pequeno com Fundo Partidá­rio reduzido dificulta essa ideia.

Outra possibilidade já discutida dentro do partido é lançar um vice­-governador junto a outro candida­to, desde que este não seja o sena­dor Ronaldo Caiado nem o atual vice-governador Zé Eliton. “Ou a gente constrói uma candidatura autoral, baseada em redes sociais, ou a gente entra como vice e ofe­rece o capital político da Marina a um candidato de terceira via. Sa­bemos que há outros nomes além dessa polarização entre Caiado e Marconi”, explica Eva Cordeiro.

Semelhantemente ao PT, o in­teresse maior da Rede em Goiás é viabilizar a candidatura de Mari­na Silva (Rede) e para isso procu­ra se aliar a partidos e nomes não envolvidos na Lava Jato, como é o caso da pré-candidata à presi­dência. As conversas com parti­dos começaram na segunda-feira e uma outra reunião está marca­da para esta sexta-feira.

POLARIDADE POLÍTICA

Nos últimos 35 anos, o governo de Goiás tem sido comandado por governadores de apenas dois par­tidos: PMDB e PSDB, sendo que este último ocupou o governo nos últimos 20 anos. Confrontada com essa tradição eleitoral em Goiás, a presidente estadual do PT analisa que essa polarização precisa ser quebrada, pois ela traz para o Es­tado um retrocesso.

“O eleitor nesse momento mos­tra um cansaço, um esgotamento com esse nível de política. E o PT tem dialogado com a população, elaborando um projeto que chama­mos de Goiás e o Brasil que o povo quer, a fim de apresentar uma alter­nativa para o eleitor goiano sair des­sa polaridade”, avaliou Kátia Maria.

ATUAÇÃO

Os partidos de esquerda sem­pre lançaram candidatos majo­ritários – governador e senador nas eleições em Goiás, mas ain­da não conseguiram êxito nas ur­nas. As candidaturas majoritárias serviram, entretanto, para ofere­cer contribuição à eleição para cargos proporcionais – deputa­do federal e estadual.

A chamada frente de esquerda não vingou em pleitos passados, com os partidos atuando em fai­xa própria. PT, PCdoB, Rede, PSol, PCB e PSTU marcaram presenças em pleitos goianos, com nomes próprios a governador e senador.

Desde a redemocratização do País, em 1989, com a volta das eleições diretas para a presidên­cia da República, as legendas de esquerda participaram ativamen­te dos processos eleitorais do Es­tado, com chapas diversificadas tanto para o pleito majoritário quanto para o proporcional.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia