Ex-comandante do exército confirma que Bolsonaro propôs plano para impedir posse de Lula
Redação DM
Publicado em 20 de maio de 2025 às 10:20 | Atualizado há 6 horas
O ex-comandante do Exército, general da reserva Marco Antônio Freire Gomes, afirmou em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
A declaração foi dada na segunda-feira (19/05) como testemunha de acusação no processo que investiga tentativa de golpe de Estado.
Freire Gomes deixou claro que, durante reunião no Palácio do Planalto, alertou Bolsonaro sobre os limites constitucionais. “No Exército, não iríamos participar de qualquer coisa que extrapolasse nossa competência constitucional”, declarou.
O general reforçou que as Forças Armadas não apoiariam medidas que violassem a ordem democrática.
O ex-comandante revelou que, em dezembro de 2022, o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Oliveira, apresentou aos chefes das Forças Armadas uma proposta para barrar a posse de Lula.
O conteúdo se assemelhava ao da minuta encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que continha supostos planos para um golpe institucional.
O depoimento de Freire Gomes integra as provas coletadas pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. As declarações reforçam as acusações de que Bolsonaro articulou ações para manter-se no poder após a derrota eleitoral.
Foto: Flickr