Flávio Bolsonaro culpa Lula por tarifa dos EUA e diz que Brasil está “sem piloto”
Fernando Henrique - Estágio DM
Publicado em 16 de julho de 2026 às 11:22 | Atualizado há 55 minutos
Flávio Bolsonaro criticou o governo Lula após os Estados Unidos anunciarem tarifas de 25% sobre produtos brasileiros | Foto: Alexandre Meneghini/Reuters
O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, culpou o presidente Lula (PT) pelas novas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos contra o Brasil.
Flávio compartilhou na manhã desta quinta-feira (16) um tuíte em que o secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, afirma que Lula colocou o próprio ego à frente das negociações.
“Lula não tem mais condições de ser o presidente do Brasil. Estamos num avião sem piloto”, escreveu no X o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
PT acusa Flávio Bolsonaro pelas tarifas
A fala ocorre no momento em que petistas culpam o senador pelas tarifas. O partido deverá martelar o termo que cunhou para associar o senador às medidas americanas — “tariflávio” — e a pecha de traidor da pátria.
Na semana passada, Flávio foi aos EUA participar de uma audiência pública sobre as tarifas, na qual afirmou que novas sanções em meio ao período eleitoral beneficiariam Lula. Ele inicialmente disse ser a favor de adiar a decisão sobre tarifas para depois da eleição, depois defendeu que não houvesse taxação.
O senador, que já foi ao país seis vezes desde que anunciou sua pré-candidatura, tem buscado se aproximar do governo Trump e explorar essa relação eleitoralmente.
Por outro lado, também tenta se desassociar do tarifaço, mal recebido pelo eleitorado e apoiado no ano passado por seu irmão, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). A investigação que resultou na taxação foi anunciada após Trump impor tarifa sob a justificativa de que o Brasil praticava caça às bruxas contra Jair Bolsonaro.
Flávio critica atuação do governo Lula
“Enquanto eu estava nos EUA tentando evitar o tarifaço, Lula preferiu provocar Trump. O Brasil sequer enviou representantes para defender os nossos interesses”, escreveu Flávio nas redes sociais. “Quem paga essa conta é o povo brasileiro! Defenda o Brasil do PT, o Partido do Tarifaço.”
Trump acatou a recomendação do USTR (Escritório do Representante do Comércio dos EUA) para tarifar produtos brasileiros em 25%. A decisão foi divulgada na noite desta quarta (15) e encerrou a investigação da Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, iniciada em julho do ano passado.
Nas redes sociais, Rubio escreveu que “o presidente Lula e seu governo não negociaram com os EUA de boa-fé”. “Suas políticas econômicas são ruins para os americanos e ruins para os brasileiros. No último ano, Lula colocou seu próprio ego à frente de fazer um acordo pelo bem-estar do povo brasileiro, e essas tarifas são o preço por isso”, diz Rubio.
Governo Lula anuncia reação às tarifas
O governo Lula afirmou que iniciará imediatamente os trâmites para acionar os instrumentos previstos na Lei de Reciprocidade, aprovada por unanimidade pelo Congresso Nacional, e que continuará a diversificar parcerias comerciais e a abrir novos mercados para os produtos brasileiros. (Ana Luiza Albuquerque/FOLHAPRESS)