Política

Foragido nos EUA, Allan dos Santos ataca bispos da CNBB com insultos homofóbicos

Redação Online

Publicado em 1 de outubro de 2026 às 22:02 | Atualizado há 42 minutos

Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos | Foto: Reprodução
Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos | Foto: Reprodução

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos e é considerado foragido pela Justiça brasileira, publicou um vídeo com ataques à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia. Durante a gravação, ele recorreu a palavrões, insultos homofóbicos e referências de teor sexual contra integrantes da entidade religiosa. Allan, aliado do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), reagia a uma manifestação de Dom Vicente publicada em 28 de setembro. No texto, o bispo respondeu a críticas feitas por Flávio Bolsonaro à CNBB, relembrou ataques de Jair Bolsonaro à conferência e afirmou que bispos foram vigiados durante o governo do ex-presidente.

Ao iniciar a leitura da publicação, Allan atacou diretamente o religioso. “Tá aqui essa besta fera, chamado Dom Vicente Ferreira”. Na sequência, o blogueiro concordou com uma declaração anterior de Jair Bolsonaro sobre a CNBB e reforçou as críticas à instituição. “O pai disse que a CNBB é parte podre da igreja católica e é mesmo, tá? E é mesmo.” O vídeo prosseguiu com novas ofensas enquanto Allan comentava a resposta de Dom Vicente às acusações feitas por Flávio Bolsonaro.

Depois de repetir a expressão usada por Dom Vicente, “Valei-nos, Mãe Aparecida”, Allan passou a direcionar insultos de caráter homofóbico e sexual ao bispo. “Você tinha que limpar sua boca, porque eu nem sei se tem excremento na sua boca. Porque esperma pode ter, porque são viad*, tá?” As ofensas foram então ampliadas aos demais integrantes da conferência episcopal. “Esses bispos todos são um bando de viad, filhos da pu. Um por um deles”. Durante a transmissão, também apareceu na tela uma mensagem atribuída ao perfil de Allan com novos ataques a Dom Vicente. O texto classificava o bispo como: “Cloaca de Satanás, mentiroso e maldito”.

Allan dos Santos está nos Estados Unidos e é alvo de uma ordem de prisão preventiva expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A existência da ordem de prisão não significa condenação definitiva pelos crimes investigados. Conhecido por sua atuação nas redes sociais e pelo alinhamento histórico ao bolsonarismo, Allan permanece como uma voz ativa nesse campo político. Seu novo vídeo surge em um momento particularmente sensível: a poucos dias da votação e justamente quando a relação entre setores do bolsonarismo e integrantes da Igreja Católica já atravessava uma crise pública.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia