Frente Parlamentar da Agropecuária homenageia pioneirismo de Caiado
Welliton Carlos
Publicado em 21 de setembro de 2023 às 11:44 | Atualizado há 5 meses
Considerado um dos pioneiros na defesa do agronegócio no Brasil, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi homenageado pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na quarta-feira, 20, em Brasília.
Conforme a solenidade, Caiado teve uma contribuição histórica para a evolução do segmento económico. Caiado recebeu a honraria da deputada federal Marussa Boldrin.
(Foto: Divulgação)
Presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e integrante da Conferação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Nilson Aparecido Leitão elogiou Caiado. “Uma grande inspiração desse mundo rural para todos os brasileiros”, classificou.
A FPA reuniu os ex-presidentes para a entrega das homenagens e reafirmar a importância da frente. “Imaginem que iniciei essa luta em uma fase bem anterior, onde mobilizamos o Brasil no movimento da UDR (União Democrática Ruralista) para garantir o direito de propriedade na Constituinte”, lembrou Caiado, que começou esta defesa na década de 1980 com a criação da UDR e depois como deputado federal.
Antes da atuação no Congresso Nacional, Caiado foi candidato a presidente da República e evidenciou as pautas voltadas para o agro. “Entramos no Congresso Nacional com a mesma garra e determinação, soubemos representar o nosso setor e promover grandes debates”, lembrou Caiado.
(Foto: Divulgação)
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, ex-deputado federal, elogiou a atuação da Frente: “Se não fosse essa bancada, podem ter certeza que não estaríamos onde estamos. Caiado sabe disso, pela importância que ele dá para o setor agropecuário e pelo salto que Goiás vem dando na produtividade”, ressaltou.
(Foto: Divulgação)
Em seu discurso, Caiado tratou da chegada da tecnologia no campo: “A agricultura hoje é 5G, tecnificada, tem drone, robô, tecnologia de plantio, plantadeiras com máximo de capacidade para fazer a mensuração da acidez e da quantidade de adubo”.
Frente parlamentar foi fundada em 1995
Fundada em 1995, a bancada que integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é presidida pelo deputado Pedro Lupion (PR).
Formada por 374 parlamentares, a FPA Inaugurou a nova sede do Instituto Pensar Agropecuária (IPA).
A organização sem fins lucrativos é formada por mais de 50 entidades do setor produtivo rural, voltada à prestação de assessoria à FPA, por meio de acordo de cooperação técnica.
Outros 13 ex-presidentes da frente foram homenageados durante o evento: ex-deputados Nelson Marquezelli, Odacir Zonta, Silas Brasileiro, Aberlado Lupion e Valdir Colatto; os senadores Luiz Carlos Heinze e Tereza Cristina; os deputados federais Sérgio Souza, Dilceu Sperafico e Alceu Moreira; Augusto Nardes, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Marcos Montes, ex-ministro da Agricultura; e Nilson Leitão, atual presidente do Instituto Pensar Agropecuária.
Goiás no cenário do agronegócio
Goiás ocupa a terceira posição dentre os maiores produtores de grãos, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Na safra 2022/2023, Goiás está atrás do Mato Grosso e Paraná.
O estado é líder na produção de sorgo (1,3 milhão de toneladas) e girassol (48,7 mil toneladas).
O Observatório da Agropecuária Brasileira informa que Goiás é vice-líder do Brasil – 24,3 milhões de bovinos.