Goianésia e Jandaia: Conselhos Tutelares modelos
Diário da Manhã
Publicado em 25 de março de 2018 às 00:00 | Atualizado há 7 anosPresidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Carlos Antonio (PSDB) já realizou visita técnica a 230 Conselhos Tutelares no Estado de Goiás. O objetivo dele é completar esse trabalho de apoio e estruturação desses órgãos em todos os municípios goianos ainda no primeiro semestre desse ano.
Nessas andanças pelo interior do Estado, Carlos Antonio já teve satisfação em encontrar Conselhos Tutelares modelos, funcionando a todo vapor, aos exemplos de Goianésia e Jandaia. Mas, também, já encontrou Conselhos Tutelares funcionando em prédio totalmente inadequado, ao exemplo do Conselho Tutelar de Cezarina, que visitou nesta quinta-feira, 22.
Em Goianésia, encontrou um Conselho Tutelar devidamente estruturado e funcionando de acordo com as normas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O deputado ficou tão agradecido ao prefeito daquele município, Renato de Castro (MDB), que apresentou requerimento, em Plenário, e que foi aprovado por unanimidade, cumprimentando-o pelo investimento que faz na causa da criança e do adolescente em Goianésia.
De igual modo, Carlos Antonio vai apresentar requerimento, em Plenário, na sessão ordinária desta terça-feira, 27, cumprimentando a prefeita de Jandaia, Milena Pereira Lopes Moura, também do MDB, pelos investimentos feitos no Conselho Tutelar, bem como nos demais órgãos municipais da Rede de Proteção de Direitos de Crianças e Adolescentes no município. O deputado ficou feliz em saber que, em Jandaia, a creche municipal atende 100% da demanda do município.
Contudo, fica preocupado quando encontra Conselhos Tutelares sem a mínima estrutura para o desempenho do papel constitucional do conselheiro tutelar. Em Cezarina, Carlos Antonio inicialmente queria pedir intervenção, haja vista que encontrou o Conselho Tutelar instalado em um prédio sem as mínimas condições, inclusive sem banheiro. Mas foi acalmado pelas conselheiras tutelares do município, que asseguraram a ele que o prefeito Frankim já determinou a reforma do prédio onde funcionava o órgão municipal, agendando o retorno para lá até o final deste mês de março.
De qualquer sorte, o deputado assumiu compromisso de conseguir o Kit Equipagem, chamado também de Kit Conselho, para o Conselho Tutelar de Cezarina, que, no momento, está sem computador. Carlos Antonio já conseguiu a construção de dezenas de sedes modelos para Conselhos Tutelares, contribuiu para mobiliar muitos, doou aparelhos celulares e, inclusive, já entregou 70 carros que conseguiu junto ao Governo Estadual e mais 118, através de emendas parlamentares em nível de Congresso Nacional.
Portanto, orgulhosamente, presto mais esta homenagem a esse parlamentar, que dá lição de cidadania no exercício do seu mandato. Na foto que ilustra este, Carlos Antonio coordena reunião no Conselho Tutelar de Jandaia.
(João Nascimento, jornalista)