Política

Goianésia e Jandaia: Conselhos Tutelares modelos

Diário da Manhã

Publicado em 25 de março de 2018 às 00:00 | Atualizado há 7 anos

Pre­si­den­te da Co­mis­são da Cri­an­ça e Ado­les­cen­te (CCA) da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás (Ale­go), o de­pu­ta­do Car­los An­to­nio (PSDB) já re­a­li­zou vi­si­ta téc­ni­ca a 230 Con­se­lhos Tu­te­la­res no Es­ta­do de Go­i­ás. O ob­je­ti­vo de­le é com­ple­tar es­se tra­ba­lho de apoio e es­tru­tu­ra­ção des­ses ór­gã­os em to­dos os mu­ni­cí­pios go­i­a­nos ain­da no pri­mei­ro se­mes­tre des­se ano.

Nes­sas an­dan­ças pe­lo in­te­ri­or do Es­ta­do, Car­los An­to­nio já te­ve sa­tis­fa­ção em en­con­trar Con­se­lhos Tu­te­la­res mo­de­los, fun­cio­nan­do a to­do va­por, aos exem­plos de Go­i­a­né­sia e Jan­daia. Mas, tam­bém, já en­con­trou Con­se­lhos Tu­te­la­res fun­cio­nan­do em pré­dio to­tal­men­te ina­de­qua­do, ao exem­plo do Con­se­lho Tu­te­lar de Ce­za­ri­na, que vi­si­tou nes­ta quin­ta-fei­ra, 22.

Em Go­i­a­né­sia, en­con­trou um Con­se­lho Tu­te­lar de­vi­da­men­te es­tru­tu­ra­do e fun­cio­nan­do de acor­do com as nor­mas do Con­se­lho Na­ci­o­nal dos Di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (Co­nan­da). O de­pu­ta­do fi­cou tão agra­de­ci­do ao pre­fei­to da­que­le mu­ni­cí­pio, Re­na­to de Cas­tro (MDB), que apre­sen­tou re­que­ri­men­to, em Ple­ná­rio, e que foi apro­va­do por una­ni­mi­da­de, cum­pri­men­tan­do-o pe­lo in­ves­ti­men­to que faz na cau­sa da cri­an­ça e do ado­les­cen­te em Go­i­a­né­sia.

De igual mo­do, Car­los An­to­nio vai apre­sen­tar re­que­ri­men­to, em Ple­ná­rio, na ses­são or­di­ná­ria des­ta ter­ça-fei­ra, 27, cum­pri­men­tan­do a pre­fei­ta de Jan­daia, Mi­le­na Pe­rei­ra Lo­pes Mou­ra, tam­bém do MDB, pe­los in­ves­ti­men­tos fei­tos no Con­se­lho Tu­te­lar, bem co­mo nos de­mais ór­gã­os mu­ni­ci­pa­is da Re­de de Pro­te­ção de Di­rei­tos de Cri­an­ças e Ado­les­cen­tes no mu­ni­cí­pio. O de­pu­ta­do fi­cou fe­liz em sa­ber que, em Jan­daia, a cre­che mu­ni­ci­pal aten­de 100% da de­man­da do mu­ni­cí­pio.

Con­tu­do, fi­ca pre­o­cu­pa­do quan­do en­con­tra Con­se­lhos Tu­te­la­res sem a mí­ni­ma es­tru­tu­ra pa­ra o de­sem­pe­nho do pa­pel cons­ti­tu­ci­o­nal do con­se­lhei­ro tu­te­lar. Em Ce­za­ri­na, Car­los An­to­nio ini­ci­al­men­te que­ria pe­dir in­ter­ven­ção, ha­ja vis­ta que en­con­trou o Con­se­lho Tu­te­lar ins­ta­la­do em um pré­dio sem as mí­ni­mas con­di­ções, in­clu­si­ve sem ba­nhei­ro. Mas foi acal­ma­do pe­las con­se­lhei­ras tu­te­la­res do mu­ni­cí­pio, que as­se­gu­ra­ram a ele que o pre­fei­to Frankim já de­ter­mi­nou a re­for­ma do pré­dio on­de fun­cio­na­va o ór­gão mu­ni­ci­pal, agen­dan­do o re­tor­no pa­ra lá até o fi­nal des­te mês de mar­ço.

De qual­quer sor­te, o de­pu­ta­do as­su­miu com­pro­mis­so de con­se­guir o Kit Equi­pa­gem, cha­ma­do tam­bém de Kit Con­se­lho, pa­ra o Con­se­lho Tu­te­lar de Ce­za­ri­na, que, no mo­men­to, es­tá sem com­pu­ta­dor. Car­los An­to­nio já con­se­guiu a cons­tru­ção de de­ze­nas de se­des mo­de­los pa­ra Con­se­lhos Tu­te­la­res, con­tri­bu­iu pa­ra mo­bi­liar mui­tos, do­ou apa­re­lhos ce­lu­la­res e, in­clu­si­ve, já en­tre­gou 70 car­ros que con­se­guiu jun­to ao Go­ver­no Es­ta­du­al e mais 118, atra­vés de emen­das par­la­men­ta­res em ní­vel de Con­gres­so Na­ci­o­nal.

Por­tan­to, or­gu­lho­sa­men­te, pres­to mais es­ta ho­me­na­gem a es­se par­la­men­tar, que dá li­ção de ci­da­da­nia no exer­cí­cio do seu man­da­to. Na fo­to que ilus­tra es­te, Car­los An­to­nio co­or­de­na re­u­ni­ão no Con­se­lho Tu­te­lar de Jan­daia.

 

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias